Receitas, produtos, alimentação, comidas e bebidas. Cozinha mediterrânica - receitas portuguesas, receitas espanholas, receitas do mediterrâneo. Gastronomia regional de Portugal (Alentejo, Algarve, Estremadura, etc.). Receitas do Brasil. Vinhos, sobremesas e outras maravilhas.

analytics

Alheiras Assadas no Forno



Trata-se de um prato muito saboroso, fácil e de preparação rápida. Além disso, evitando a fritura, torna-se mais saudável. O resultado final depende muito, como é natural, da qualidade das alheiras que utilizar.

Tem duas possibilidades: ou prefere consumir as alheiras com a sua pele, ou sem ela. Na primeira hipótese, basta-lhe furar a alheira com uma agulha (faça muitos furinhos em toda a alheira, de todos os lados e de ponta a ponta) e salpique com leite para que esta não rebente. Na segunda hipótese a alheira fica mais bonita, pois não perde a forma, se o fizer bem. Com uma faca muito afiada, ou uma tesoura, corte longitudinalmente a pele da alheira de ambos os lados. Corte as pontas. Coloque as alheiras numa frigideira anti-aderente, sem gordura, e cozinhe brandamente até que a pele encarquilhe e se comece a soltar. Vire e faça o mesmo do outro lado. Retirada a pele é altura de assar as alheiras.

Utilize um tabuleiro anti-aderente ou, em alternativa, um recipiente barrado com um pouco de azeite para que as alheiras não se peguem. Aqueça o forno a 180% e asse durante meia-hora. Desengordure um pouco e já está, mais simples não há.

Veja outras receitas de alheira n'A Comidinha.

2 comentários:

  1. Podem também colocar fatias de pão duro (do dia anterior) num tabuleiro de inox; picar as alheiras com a ponta de uma faca e colocá-las sobre o pão; colocar o tabuleiro a meio do forno previamente aquecido a assar por cima e por baixo, quando tiverem lourinhas virá-las e esperar que fiquem também tipo Deus Gregos do outro lado. Et Voilá Bon apetet
    A coisa boa é que o pão fica delicioso :)

    ResponderEliminar
  2. […] como retirar a pele a alheiras. Na verdade, A Comidinha já aqui publicou uma receita de alheiras assadas no forno onde se explica precisamente como manter as alheiras bonitas e sem […]

    ResponderEliminar