Receitas, produtos, alimentação, comidas e bebidas. Cozinha mediterrânica - receitas portuguesas, receitas espanholas, receitas do mediterrâneo. Gastronomia regional de Portugal (Alentejo, Algarve, Estremadura, etc.). Receitas do Brasil. Vinhos, sobremesas e outras maravilhas.

analytics

Favas com entrecosto



Em relação às favas há duas posições extremadas: a dos que gostam muito e a dos que não gostam nada. Eu, felizmente para mim, faço parte dos primeiros e hoje fiz umas favas guisadas com entrecosto.

Aqui vai a receita:


1 cebola

2 tomates maduros

1 chouriço de boa qualidade

750g de entrecosto de porco

hortelã

coentros (ou salsa, se preferir)

1 folha de louro

2 cravinhos da Índia

2 colheres de azeite.

1 copo de vinho branco

Comece por alourar o entrecosto e o chouriço cortado às rodelas no azeite. Retire e reserve. No mesmo azeite, refogue a cebola picada finamente. Estando translúcida, junte os tomates em cubinhos e deixe refogar.

Apurado o refogado, volte a juntar as carnes e o chouriço. Deixe cozinhar durante 20/25 minutos. Após isto, acrescente as favas, remexa e adicione água até quase cobrir o todo. Cozinhe em lume brando, mexendo uma vez por outra até as favas estarem tenrinhas. Desligue o fogão, rectifique os temperos e acrescente a hortelã e os coentros bem picados. Espere que apure um pouco e sirva. Acompanhe com uma salada de alface e um copo de vinho tinto. Bom apetite.

Notas:

1- Se puser o entrecosto a marinar em vinho branco, alho e louro durante duas horas obtém um sabor mais rico e perfumado

2- Pode acompanhar as favas com entrecosto frito. Nesse caso, siga a mesma receita prescindindo do entrecosto, que fritará à parte.

Caso queira experimentar outras receitas de favas, siga este link https://acomidinha.wordpress.com/2015/04/18/tres-receitas-de-favas/

1 comentário:

  1. […] A Comidinha já aqui apresentou uma receita de favas com entrecosto, para seguir a receita clique em https://acomidinha.wordpress.com/2013/04/27/favas-com-entrecosto/ […]

    ResponderEliminar