Receitas, produtos, alimentação, comidas e bebidas. Cozinha mediterrânica - receitas portuguesas, receitas espanholas, receitas do mediterrâneo. Gastronomia regional de Portugal (Alentejo, Algarve, Estremadura, etc.). Receitas do Brasil. Vinhos, sobremesas e outras maravilhas.

analytics

Receitas de Piri-Piri Caseiras - Pasta de Piri-Piri, Molhos dePiri-Piri, etc.



Um toque de piri-piri (ou piripiri) aviva, para quem gosta, alguns pratos e receitas. Eu faço parte daqueles que gostam de um bom piri-piri, caseiro, de preferência.

Existem várias receitas de piri-piri, todas elas de execução muito fácil. Comece por escolher as malaguetas, sejam elas verdes ou vermelhas. Retire-lhes o pedúnculo.Há quem prefira retirar também as sementes. Nesse caso corte as malaguetas ao meio, no sentido logitudinal e retire as sementes. Eu, nas minhas receitas, não o faço, mas deixo essa decisão ao critério do leitor.

Pode preparar a sua pasta ou molho de piri-piri a partir de malaguetas frescas ou secas, sendo que as secas podem garantir maior durabilidade ao produto.

Mas vamos às receitas, tendo presente que as quantidades são meramente indicativas:


Pasta de Piri-Piri


Por cada 50g de malaguetas utilize um dente de alho, qb de sal e meia folha de louro sem nervuras. Ponha tudo num copo misturador, cubra com azeite virgem e triture até obter uma pasta. Caso ache a pasta demasiado espessa acrescente um pouco de azeite até obter a consistência desejada. Verta para um frasco de vidro com tampa e procure que a mistura fique coberta por dois ou três milímetros de azeite. Deixe passar uma semana antes de utilizar, para que apure devidamente.


Molho de Piri-Piri em Azeite


Num frasco esterilizado, coloque umas pedras de sal, dois ou três dentes de alho esmagados e com casca (optativo), uma lâmina de casca de limão sem a parte branca (igualmente optativo) e a quantidade de malaguetas desejada (corte algumas ao meio para reforçar o paladar). Cubra tudo com azeite de boa qualidade e feche. Guarde durante duas semanas,antes de servir, agitando de vez em quando. Deixe sempre um dedo de azeite acima das malaguetas, acrescentando um pouco de azeite sempre que necessário. Este procedimento evita que o molho se estrague, como aconteceria se as malaguetas estivessem em contacto directo com o ar.

* Ver nota no final do post.


Molho de Piri-Piri em Azeite e Aguardente


Utilize whisky, aguardente de bagaço, medronho, vodka, ou o que preferir (de aguardentes). Proceda como na receita anterior, mas usando metade de aguardente e metade de azeite.

Agite bem antes de usar para que estes dois componentes se misturem.

* Ver nota no final do post.


Molho de Piri-Piri em Aguardente


Siga os procedimentos das duas receitas anteriores, mas dispense o azeite. Procure evitar que as malaguetas estejam em contacto com o ar, acrescentando aguardente sempre que necessário.

Nota: É natural que durante os primeiros dias as malaguetas flutuem e estejam em contacto com o ar. Não se preocupe, elas afundar-se-ão com o tempo. A preocupação de manter as malaguetas sem contacto com o ar tem a ver com a conservação a longo termo.

2 comentários: