Receitas, produtos, alimentação, comidas e bebidas. Cozinha mediterrânica - receitas portuguesas, receitas espanholas, receitas do mediterrâneo. Gastronomia regional de Portugal (Alentejo, Algarve, Estremadura, etc.). Receitas do Brasil. Vinhos, sobremesas e outras maravilhas.

analytics

Truques para cozer polvo tenro e macio

Existem alguns truques para cozer o polvo de forma a que fique suave e macio.

Antigamente, nas cidades costeiras, havia o costume de sovar o polvo com um pau rijo e forte. É um método eficaz, mas caíu em desuso por ser algo violento e propiciador de alguma sujidade em redor do local onde se sova o polvo. De qualquer forma, se dispõe de um quintal ou espaço amplo e quer cozinhar de imediato um polvo que esteja fresco, o resultado é garantido: depois de umas quantas pancadas ao longo de todo o corpo, o polvo fica tenrinho e o cozinheiro alivia algum stress acumulado. Também há quem substitua este método por outro menos violento: colocar o bicho dentro de um saco de plástico e passar um rolo de cozinha com força, várias vezes, um pouco como se estivéssemos a "estender" o polvo.

Outra forma é congelar o polvo, depois de arranjado e limpo, durante alguns dias. Levei muito tempo sem compreender a razão deste procedimento que é, afinal, um ovo de Colombo: a água, ao congelar, dilata, partindo assim as fibras do bicho. Depois é só colocá-lo em água a ferver e deixar cozinhar.

Um outro método é pôr uma panela com água ao fogo e esperar que entre em ebulição. Mergulha-se então o polvo e deixa-se levantar fervura novamente. Retira-se o cefalópode, espera-se um ou dois minutos e volta-se a introduzir na panela. Repete-se esta operação duas ou três vezes, depois coze-se o polvo normalmente. Esta operação destina-se igualmente a "partir as fibras" do polvo por acção das mudanças bruscas de temperatura.

A cozedura do polvo dispensa a adição de sal. Pode juntar-se uma cebola à cozedura.

Receitas relacionadas: Poderá também gostar da receita de Polvo Panado

1 comentário:

  1. [...] por cozer o polvo como aqui indicamos e deixe arrefecer. Depois é simples, corte o polvo em pedaços de cerca de 10 cm de comprimento [...]

    ResponderEliminar