Sendo bom em qualquer época do ano, este prato é especialmente saboroso no inverno, quando os dias se põem mais frios. Desta vez dou a receita por pessoa, até porque esta é uma refeição muito rápida e fácil e que, muitas vezes, se justifica fazer para uma só pessoa.
1 ou 1 e 1/2 dente de alho
sal grosso
coentros ou poejos (ou uma mistura de ambos)
1 colher de sopa de azeite
1 ovo
Água ( 1 copo e 1/2, aproximadamente)
Pão, de preferência pão caseiro alentejano com alguns dias.
Ponha a água ao fogo com pouco sal e, assim que começar a ferver, junte-lhe o ovo (sem casca) com cuidado para não partir. Deixe escalfar três a quatro minutos, mas sem ficar cozido.
Entretanto, num almofariz, faça uma pasta com sal, o alho e os coentros (ou poejo). Deite a pasta num prato de sopa ou tijela, regue com o azeite e disponha duas ou três fatias de pão no fundo do prato. Existem cozinheiros que não trituram estes elementos, cortam o alho em lâminas partem as ervas à mão e as colocam no fundo do prato. Este procedimento é igualmente válido.
Ponha o ovo escalfado no centro do prato sobre o pão. Regue com a água onde cozeu o ovo, espere dois minutos, mexa e já está. Rápido, fácil, saboroso, perfumado e alimentício.
Nota: outra variante consiste em aproveitar água de cozer bacalhau para confeccionar esta sopa. Nesse caso podem acrescentar-se algumas lascas de bacalhau. Convém adaptar a quantidade de sal.
Sem comentários:
Enviar um comentário