Receitas, produtos, alimentação, comidas e bebidas. Cozinha mediterrânica - receitas portuguesas, receitas espanholas, receitas do mediterrâneo. Gastronomia regional de Portugal (Alentejo, Algarve, Estremadura, etc.). Receitas do Brasil. Vinhos, sobremesas e outras maravilhas.

analytics

Receitas de choco

Gosto muito de chocos com tinta, sejam fritos à moda Olhão, sejam grelhados com tinta.

Desta vez tinha um choco grandinho, com cerca de um kilo e decidi fazer algo um pouco diferente. Assim, amanhei o choco, retirei o saco de tinta que preservei cuidadosamente e decidi fazer um arroz negro e acompanhá-lo com choco grelhado à parte. Para o arroz escolhi a cabeça e os tentáculos, que cortei em pedaços finos. O resto do corpo foi grelhado. Ora, aqui vão os procedimentos:


Para o arroz negro com tinta de choco, além das partes acima referidas do bicho, usei uma cebola média, meio pimento verde, e um tomate maduro. Comecei por refogar a cebola picada em duas colheres de azeite, após o que acrescentei o pimento igualmente picado, deixei refogar um pouco mais e acrescentei o tomate em cubos pequenos e os pedaços de choco. Deixei cozinhar em lume brando até o choco estar tenrinho, mexendo de quando em quando. Durante esta operação, se necessário, acrescenta-se um pouco de água, mas apenas a necessária para não queimar.

Depois disto, então sim, acrescentei dois copos e meio de água e a tinta do choco, que escorri directamente do saco para o tacho. Mexi. Ao levantar fervura, acrescentei um copo de arroz carolino, temperei de sal e deixei cozinhar.

Paralelamente a isto fui grelhando o resto do choco durante dez a quinze minutos, cortei em tiras e, numa tijela, envolvi em cebola picada muito fina, um dente de alho e salsa, tudo picadinho, temperei com azeite e sumo de limão.

Quando o arroz estava quase pronto, reguei-o com colher e meia de vinagre de vinho, mexi suavemente, desliguei o lume, polvilhei com salsa e servi imediatamente, acompanhado de uma salada simples de alface e tomate.

O arroz preto de um lado, a brancura do choco de outro, juntamente com a alface e o tomate, tornam este prato muito agradável e contrastante, quer à vista, quer ao paladar, com sabores e texturas que se complementam de forma soberba. Ah, e acompanhei com um vinho branco fresquinho, pois o menu estava mesmo a pedi-lo.

Sem comentários:

Enviar um comentário