Receitas, produtos, alimentação, comidas e bebidas. Cozinha mediterrânica - receitas portuguesas, receitas espanholas, receitas do mediterrâneo. Gastronomia regional de Portugal (Alentejo, Algarve, Estremadura, etc.). Receitas do Brasil. Vinhos, sobremesas e outras maravilhas.

analytics

Bolinhos ou pastéis de arroz



Temos muitas vezes sobras de arroz em casa e não sabemos o que fazer com elas. Esta receita é uma boa opção, rápida e fácil. Há quem lhes chame bolinhos de arroz, fritos de arroz ou pastéis de arroz, mas vai dar no mesmo. Arroz branco cozido, arroz de cenoura ou, até, arroz de tomate, são bons para este petisco. No caso da fotografia acima, e porque tinha também algumas sobras de feijão cozido, aproveitei e fiz uns pastéis de arroz com feijão, ou seja, o leitor pode inventar à vontade e segundo o seu gosto. Precisa, portanto, de:

arroz cozinhado

2 ovos

duas colheres de sopa de farinha sem fermento

salsa picada


1 cebola picada finamente

1 dente de alho bem picadinho

sal e pimenta

óleo para fritar

Num recipiente onde caibam todos os ingredientes ponha o arroz. Acrescente os ovos batidos e envolva bem. Depois acrescente os produtos restantes e mexa até obter uma pasta relativamente homogénia.

Faça bolinhos como se faz para os pastéis de bacalhau, com a ajuda de duas colheres, ou faça pequenas bolinhas à mão. Frite em óleo quente até ficarem crocantes e escorra sobre papel absorvente.

Depois faça como gostar mais: sirva-os assim mesmo, como petisco, ou como acompanhamento para carne ou peixe frito, juntamente com uma salada fresca de alface e tomate.

Sem comentários:

Enviar um comentário