Receitas, produtos, alimentação, comidas e bebidas. Cozinha mediterrânica - receitas portuguesas, receitas espanholas, receitas do mediterrâneo. Gastronomia regional de Portugal (Alentejo, Algarve, Estremadura, etc.). Receitas do Brasil. Vinhos, sobremesas e outras maravilhas.

analytics

Ameijoas ao natural


1,5 kg de ameijoas vivas
4 dentes de alho
Azeite
Coentros
Esta receita é muito fácil de executar e o seu resultado é sempre muito saboroso.
Se achar que as ameijoas possuem ainda alguma areia, ponha-as num recipiente e cubra-as com água salgada, durante duas horas, para que libertem os grãos de areia. Caso contrário, foquemo-nos no tacho:

Põe-se o azeite numa frigideira (três ou quatro colheres de sopa), os alhos esmagados com casca e os coentros picados grosseiramente. Estando os alhos aloirados, junta-se as ameijoas, tapa-se e deixa-se abrir em lume brando. As ameijoas devem ficar semi-abertas e não devem cozinhar muito para que não percam o seu suco.
Petiscam-se à mão e acompanham-se com pão, que se mergulha no molho resultante. Vinho branco ou cerveja, bem gelados, fazem o casamento perfeito.
Não tendo areia, preparam-se em minutos.

2 comentários:

  1. [...] como para as ameijoas ao natural, mas com mexilhão, o qual foi previamente limpo e arranjado. Paralelamente, frite algumas fatias [...]

    ResponderEliminar
  2. […] bivalves, dependendo da receita que se pretende, podem ser abertos simplesmente na chapa ou na frigideira. No caso de receitas de arroz ou, por exemplo, canja de conquilhas, adicionam-se apenas no final do […]

    ResponderEliminar