Receitas, produtos, alimentação, comidas e bebidas. Cozinha mediterrânica - receitas portuguesas, receitas espanholas, receitas do mediterrâneo. Gastronomia regional de Portugal (Alentejo, Algarve, Estremadura, etc.). Receitas do Brasil. Vinhos, sobremesas e outras maravilhas.

analytics

Como cozer marisco



Dependendo do marisco, por exemplo os percebes, começa-se a cozer em água fria com sal ou água proveniente do mar.

Os percebes não ultrapassam os dois, três minutos de cozedura e a água necessária não os deve cobrir completamente. Trata-se também de um marisco a que se adiciona pouco sal. Devem ser consumidos ainda quentes mas, se pretender comê-los frios, deve deixar arrefecer lentamente.

O camarão deve ser deitado em água fervente. Espera-se que levante fervura novamente e, dependendo do seu tamanho, coze escassos minutos. Estando cozido, deve arrefecer rapidamente mergulhando-o em água fria a que se acrescentam umas pedras de gelo, para que o choque térmico enrijeça a sua carne. Podem também ser fritos, como nesta receita.


Lagostas e caranguejos devem estar mortos antes de iniciar a cozedura. No caso dos caranguejos, santolas e sapateiras vivos despeja-se vinagre na sua boca e espera~se alguns minutos antes de os introduzir em água fervente. Necessitam de mais tempo de cozedura do que os mariscos anteriores. Calcular dez minutos de cozedura para um destes animais com cerca um quilo.

A água em que o marisco cozeu deve sempre ser escorrida de imediato e pode ser aproveitada para cozinhar arroz ou preparar sopa, por exemplo. Mas atenção, em geral deve corrigir a quantidade de sal a este líquido, acrescentando água sem sal.

Os bivalves, dependendo da receita que se pretende, podem ser abertos simplesmente na chapa ou na frigideira. No caso de receitas de arroz ou, por exemplo, canja de conquilhas, adicionam-se apenas no final do cozinhado, pouco antes de servir.

Sem comentários:

Enviar um comentário