Receitas, produtos, alimentação, comidas e bebidas. Cozinha mediterrânica - receitas portuguesas, receitas espanholas, receitas do mediterrâneo. Gastronomia regional de Portugal (Alentejo, Algarve, Estremadura, etc.). Receitas do Brasil. Vinhos, sobremesas e outras maravilhas.

analytics

Feijoada Mista

 Experimentei fazer esta feijoada (para 6 pessoas) e todos gostaram. Trata-se, no fundo, de uma feijoada "normal" com a diferença de ter misturado três tipos de feijão diferentes, o que a torna especial: Feijão branco, feijão vermelho e feijão preto. Claro que o feijão cozido em casa é melhor mas, para esta feijoada, feijão em lata é muito mais prático e não deixa de ser saboroso.

1 cebola grandinha

2 colheres de sopa de azeite

1 folha de louro

1/2 chouriço de boa qualidade cortado em rodelas

1/2 morcela em cortada em rodelas

1 farinheira

1 pé de porco partido aos bocados

500 g de entremeada de porco cortada em pedaços

100 g de toucinho salgado

2 tomates

3 latas de feijão conforme referido acima.

Comece por refogar as cebolas, o louro e, passados 3 minutos, acrescente o toucinho cortado em tiras. Deixe que liberte alguma gordura e acrescente o resto das carnes, excepto a farinheira. Vá mexendo com a colher de pau para não agarrar ao tacho e, em seguida acrecente os tomates em pedaços. Deixe refogar.

Acrescente água até cobrir ligeiramente as carnes e espere que cozam. Entretanto abra as latas de feijão, escorra-as e lave o feijão para libertar o líquido das latas. Misture as várias qualidades e retire cerca de 1/4 ou 1/5 do feijão e reserve. Estando as carnes cozidas acrescente o feijão e mexa. Quando levantar fervura introduza a farinheira e deixe cozer lentamente. Esmague grosseiramente o feijão que reservou, retire a farinheira para um prato, e engrosse com ele a feijoada. mexa para não agarrar, volte a colocar a farinheira, deixe cozinhar uns minutos com o fogo no mínimo e desligue. É conveniente apurar um pouco antes de servir, acompanhado com arroz branco.

Se gosta de feijoadas, vai gostar desta de certeza.

Sem comentários:

Enviar um comentário