Receitas, produtos, alimentação, comidas e bebidas. Cozinha mediterrânica - receitas portuguesas, receitas espanholas, receitas do mediterrâneo. Gastronomia regional de Portugal (Alentejo, Algarve, Estremadura, etc.). Receitas do Brasil. Vinhos, sobremesas e outras maravilhas.

analytics

Tortilha de Batatas



Há alturas em que não sabemos o que fazer para o jantar (ou almoço), especialmente se nos apetecer uma refeição fácil e ligeira. Uma tortilha de batatas à espanhola pode ser a solução.

Para 4 pessoas, precisa de:

500g de batatas

2 cebolas médias ou 1 grande

4 colheres de sopa de azeite

Pimenta (de preferência moída na hora)

sal

4 ovos

Comece por cortar as batatas descascadas em rodelas finas e partir as cebolas em meias-luas.

Aqueça metade do azeite numa frigideira alta e frite as batatas e a cebola em lume médio durante 25minutos, mexendo de vez em quando para não queimar nem agarrar ao fundo. Tempere com sal e pimenta. Findo este processo deixe arrefecer um pouco.

Entretanto bata os ovos numa tigela, também temperados com sal e pimenta. Junte o preparado de batatas e cebola e incorpore.

Aqueça o azeite restante na frigideira e verta nela a mistura. Deixe fritar durante 6 ou 7 minutos, sacudindo sempre para que não cole ao fundo. Cubra a frigideira com um prato e vire a tortilha para dentro do mesmo. Faça-a deslizar cuidadosamente para a frigideira de forma a que fique com o lado cozinhado virado para cima e deixe fritar mais 6 ou 7 minutos.

Esta é a receita-base da tortilha de batatas. Pode usar a sua imaginação e fazer alguns floreados. Há quem acrescente tomate à mistura, camarão, presunto, cogumelos, cenoura, etc. Acompanhe com uma salada fresca. Já está.

1 comentário: