Receitas, produtos, alimentação, comidas e bebidas. Cozinha mediterrânica - receitas portuguesas, receitas espanholas, receitas do mediterrâneo. Gastronomia regional de Portugal (Alentejo, Algarve, Estremadura, etc.). Receitas do Brasil. Vinhos, sobremesas e outras maravilhas.

analytics

Vamos fazer pão

O pão, nas suas diversas variantes, é um dos alimentos mais comuns a todas as culturas e latitudes. Fazer pão é um conhecimento passado de geração em geração e algumas receitas chegam-nos das profundezas dos tempos. Existem pães muito simples de confeccionar, outros mais complexos, uns necessitam simplesmente de um braseiro ou uma lage, outros precisam de fornos e temperaturas controladas, alguns são mais "rústicos", outros mais refinados, etc.

A partir de hoje e de vez em quando, proponho-me publicar aqui n'a Comidinha receitas de pão de vários lugares do mundo, até porque, neste capítulo, fazem-se verdadeiras e deliciosas maravilhas.

Eis um pão muito simples, de origem marroquina, para começar. Chama-se Pão Ferrah.


Para 6 pessoas precisa de:

500g de farinha de trigo

1/2 colher de café de sal

1 colher de café de fermento de padeiro

10cl de água morna

Misture a farinha, o sal e o fermento dentro de uma tigela. Vá acrescentando água e amassando até obter uma pasta leve e elástica. Cubra a tigela com um pano e deixe repousar durante dez minutos.

Faça discos circulares com a massa (semelhantes a bases para pizza) e polvilhe-os bem de farinha de ambos os lados. Cubra-os com o pano e deixe levedar longe de correntes de ar (durante,pelo menos, 25 minutos).

Leve ao fogo uma frigideira de fundo grosso (ou um utensílio de barro) e ponha, um de cada vez (excepto se houver lugar para mais, de forma a que não se sobreponham) os discos de massa. Em Marrocos coloca-se  um seixo quente sobre cada pão, para que este não encarquilhe (pode substituir, por exemplo, por duas facas colocadas em forma de cruz). Deixe cozer em fogo médio, primeiro de um lado e depois do outro.

Pode barrá-los com mel, manteiga, compotas, ou acompanhar refeições e saladas. Pode ainda usá-los como base sobre as quais se serve, por exemplo, uma carne guisada com legumes.

Sem comentários:

Enviar um comentário