Receitas, produtos, alimentação, comidas e bebidas. Cozinha mediterrânica - receitas portuguesas, receitas espanholas, receitas do mediterrâneo. Gastronomia regional de Portugal (Alentejo, Algarve, Estremadura, etc.). Receitas do Brasil. Vinhos, sobremesas e outras maravilhas.

analytics

Arroz de morcela, abóbora e feijão preto

Para dizer a verdade, eu ainda tinha um resto de pá de porco assada no forno que me tinha sobrado do jantar de ontem. Tratava-se simplesmente de fazer um acompanhamento mas, antes, cortei a carne em fatias fininhas, embebi-as no molho do assado e deixei em repouso antes de voltar a aquecer.

A seguir virei-me para o arroz:

1 cebola pequena

100g de abóbora

1/4 de morcela ou chouriço de sangue

azeite

1/4 de lata de feijão preto cozido

1 chávena e meia de arroz agulha

sal

Comece por refogar a cebola e a abóbora no azeite, ambas cortadas em cubos pequenos. Entretanto retire a pele à morcela e corte-a também em cubos pequenos. Quando a cebola estiver translúcida, junte a morcela e mexa de vez em quando para não agarrar e para que se vá desfazendo. É, então a vez de juntar três chávenas de água e esperar, com o tacho tapado, que levante fervura. Junte o arroz e mexa. Quando voltar a levantar fervura acrescente o feijão e torne a mexer. Começando novamente a ferver, mexa uma última vez e baixe o fogo para o mínimo. Um pouco antes de estar completamente cozido, desligue o lume e deixe repousar 5 a 10 minutos antes de servir.

Acompanha bem carne de porco assada, grelhada ou frita. E não custa nada fazer.

1 comentário:

  1. [...] do prato, são por norma suculentos. É o caso, por exemplo, do arroz de peixe malandrinho, do arroz de morcela com feijão, do arroz de marisco e da receita de hoje, arroz de entrecosto em vinha [...]

    ResponderEliminar