Receitas, produtos, alimentação, comidas e bebidas. Cozinha mediterrânica - receitas portuguesas, receitas espanholas, receitas do mediterrâneo. Gastronomia regional de Portugal (Alentejo, Algarve, Estremadura, etc.). Receitas do Brasil. Vinhos, sobremesas e outras maravilhas.

analytics

Tainha (ou liça) assada no forno


A Tainha (ou liça) é um peixe suculento e muito saboroso que abunda nas águas costeiras temperadas e tropicais de todo o mundo. Se souber a origem do peixe, prefira aquele que foi pescado em mar alto ou longe de descargas poluentes.

A preparação é muito fácil (para 4 pessoas):

1 Tainha de 1 kg ou um pouco maior, devidamente arranjada (em alternativa duas tainhas mais pequenas, 600g cada)

2 tomates grandes bem maduros

2 cebolas médias

2 dentes de alho

coentros

sal

3 colheres de sopa de azeite

pimentão doce qb

800g de batatinhas pequenas

Unte um tabuleiro de ir ao forno com uma colher de sopa de azeite. Corte as cebolas às rodelas e cubra com elas o tabuleiro. Faça o mesmo com um dos tomates e disponha as rodelas sobre a cebola. Entretanto corte em pedacinhos o outro tomate, o alho, os coentros e faça uma pasta com eles juntando ainda o sal, o azeite restante e o pimentão doce. Barre bem o peixe com esta pasta, interior e exteriormente. Com a pasta que sobra, recheie a barriga da tainha. descasque as batatas e disponha-as em volta do peixe. Vai ao forno em lume médio durante 50 minutos. De vez em quando, com a ajuda de uma colher, regue o assado com o seu próprio molho. Se necessário, adicione 3 ou 4 colheres de vinho branco ao molho enquanto cozinha.
imagem obtida aqui


 

5 comentários:

  1. [...] ao resto, procedi como para outro peixe assado no forno, como nesta receita que já aqui apresentei, por exemplo. Siga-a e vai ver que não se dará [...]

    ResponderEliminar
  2. [...] apresentei n’ A Comidinha a receita de taínha assada no forno, uma verdadeira delícia para quem aprecia um bom [...]

    ResponderEliminar
  3. […] Apeteceu-me fazer umas postas de pescada no forno de uma forma um pouco diferente do habitual. […]

    ResponderEliminar
  4. Respostas
    1. Obrigado, Catarina. A comidinha também gosta muito desta receita.

      Eliminar