Receitas, produtos, alimentação, comidas e bebidas. Cozinha mediterrânica - receitas portuguesas, receitas espanholas, receitas do mediterrâneo. Gastronomia regional de Portugal (Alentejo, Algarve, Estremadura, etc.). Receitas do Brasil. Vinhos, sobremesas e outras maravilhas.

analytics

Ervilhas com ovos escalfados à minha moda



Quem tem filhos pequenos sabe que é difícil convencê-los a comer verduras e legumes. Pois bem, ervilhas guisadas com ovos escalfados é uma daquelas receitas de que as crianças, em geral, costumam gostar. Esta receita, aliás, chama-se à minha moda porque aproveito para acrescentar sempre mais um ou dois legumes que não constam de receita original, neste caso, a cenoura e a couve branca. Para 4 pessoas:

800g de ervilhas descascadas

1 chouriço de carne

50g de toucinho entremeado

1 cebola

2 tomates maduros


(2 cenouras e 150g de couve branca, se quiser)

4 ovos

3 colheres de sopa de azeite

sal e pimenta

1 colher de chá de açúcar

1/2 folha de louro e 2 de  hortelã

Ponha o azeite numa panela e deixe fritar um pouco o toucinho cortado em pedaços. Estando dourado, junte a cebola picada, as cenouras às rodelas, a couve em pedacinhos, a folha de louro e deixe refogar 3 ou 4 minutos mexendo sempre. Junte o tomate em rodelas, mexa, tape, e deixe suar em fogo muito brando. Junte o chouriço cortado às rodelas, mexa e volte a tapar para suar mais um pouco.

Tempere com sal e pimenta, junte um pouco de água sem cobrir as ervilhas e deixe cozinhar. Alguns minutos antes de desligar o fogo junte o açúcar, mexa, e faça umas covas nas ervilhas onde vai colocar os ovos (sem casca, claro). Há quem prefira os ovos escalfados bem cozidos e quem os prefira apenas meio cozidos. Controle o tempo de cozedura dos ovos a seu gosto e desligue o fogo. Ponha as folhas de hortelã entre os ovos e enterre-as no molho. Deixe repousar um pouco (15 a 20 minutos) antes de servir. Acompanhe com salada de alface, ou arroz branco, ou puré de batata. Se, mesmo assim, os seus filhos não gostarem de vegetais, mude de planeta :)

1 comentário:

  1. […] aqui apresentei a receita de ervilhas com ovos escalfados. Hoje decidi introduzir uma pequena variação e, em vez do tradicional arroz branco como […]

    ResponderEliminar