Receitas, produtos, alimentação, comidas e bebidas. Cozinha mediterrânica - receitas portuguesas, receitas espanholas, receitas do mediterrâneo. Gastronomia regional de Portugal (Alentejo, Algarve, Estremadura, etc.). Receitas do Brasil. Vinhos, sobremesas e outras maravilhas.

analytics

Fritos de bacalhau, polme com bacalhau frito



Todos sabemos que há mil e uma receitas de bacalhau. Pois bem, fritos de bacalhau é das mais simples e tem a vantagem de servir como petisco ou como refeição, desde que acompanhados por uma boa salada ou arroz. Fritos de bacalhau com arroz de feijão, ou com um arrozinho de tomate bem molhadinho, podem constituir um bom almoço ou jantar.

Há uma diferença entre fritos e pataniscas de bacalhau, sendo os primeiros mais simples, quase apenas um polme com lascas de bacalhau incorporadas. Eu faço-os assim, para 4 pessoas:

Uma boa posta de bacalhau demolhado

200 g de farinha de trigo sem fermento

4 ovos

sal e pimenta

salsa

óleo para fritar

Coze-se o bacalhau e guarda-se a água em que este ferveu. Parte-se em lascas e reserva-se. Mistura-se o sal e a pimenta com a farinha (veja se a água do bacalhau está salgada e, nesse caso, não use sal), junta-se os ovos e mistura-se estes ingredientes. Pouco a pouco vai-se acrescentando água de cozer o bacalhau e mexendo bem até obter um polme homogéneo. Não deve ficar muito líquido, mas também não deve ser espesso como a maionese, por exemplo. Junta-se o bacalhau, a salsa picada e mexe-se.

Numa frigideira aquece-se uma quantidade de óleo adequada (meio centímetro de altura, mais ou menos) e, com uma colher de sopa cheia, verte-se o polme. Repete-se até ocupar toda a frigideira. Deixa-se fritar um pouco e, ao começarem a alourar, viram-se para fritar do outro lado. Retiram-se para uma travessa com papel absorvente e procede-se da mesma forma até acabar o polme.

Bom petisco.

Sem comentários:

Enviar um comentário