Receitas, produtos, alimentação, comidas e bebidas. Cozinha mediterrânica - receitas portuguesas, receitas espanholas, receitas do mediterrâneo. Gastronomia regional de Portugal (Alentejo, Algarve, Estremadura, etc.). Receitas do Brasil. Vinhos, sobremesas e outras maravilhas.

analytics

Receita de Rancho à Portuguesa



Nestes dias em que ainda se celebra a elevação da Dieta Mediterrânica a Património Imaterial da Humanidade, deixo-vos uma receita que mostra bem que em Portugal também se cultiva a dita alimentação mediterrânica: o rancho à portuguesa.

Para 4 precisamos de:

400g de carne de vaca (aba)

1 chouriço de carne

400g de grão de bico cozido

200 g de massa (cotovelos, macarrão, penne)

4 batatas grandes


1 cebola

2 cenouras

2 dentes de alho

1 fatia de abóbora (opcional)

Azeite, colorau, sal e pimenta

1 raminho de hortelã.

Pica-se a cebola e refoga-se em azeite. Junta-se a abóbora em pedaços pequenos, a cenoura em rodelas e deixa-se refogar mais um pouco. Estando refogado, acrescenta-se cerca de um litro e meio de água e mantém-se o lume. Entretanto corta-se a carne em cubos e o chouriço em rodelas. "Bota-se" na panela e deixa-se cozer.

Descasca-se as batatas, parte-se em cubos pequenos ou rodelas e junta-se, assim como o grão. Ao levantar fervura acrescenta-se a massa, mexe-se e tempera-se (sal, colorau e pimenta). Nesta altura a água deve cobrir por pouco os produtos. Mexe-se uma vez mais e tapa-se deixando cozer lentamente. Estando prontas as batatas e a massa desliga-se o fogo, submerge-se no molho o raminho de hortelã e espera-se cerca de cinco a 10 minutos antes de servir.

Receita relacionada: Poderá também gostar da receita de cozido de grão

3 comentários:

  1. [...] Receita de Rancho à Portuguesa Novembro, 2010 3 [...]

    ResponderEliminar
  2. [...] Este prato tem bastantes variantes, conforme a região onde é feito e, também, o gosto pessoal de quem o cozinha. Pode ser feito com diversas carnes ( vaca, porco, frango, borrego ou peru) com diversos tipos de enchidos (chouriço, chouriço de sangue, farinheira, linguiça, morcela, etc.) e pode, até, levar ou não levar massa, lembrando um pouco o delicioso rancho à portuguesa. [...]

    ResponderEliminar