Nestes dias em que ainda se celebra a elevação da Dieta Mediterrânica a Património Imaterial da Humanidade, deixo-vos uma receita que mostra bem que em Portugal também se cultiva a dita alimentação mediterrânica: o rancho à portuguesa.
Para 4 precisamos de:
400g de carne de vaca (aba)
1 chouriço de carne
400g de grão de bico cozido
200 g de massa (cotovelos, macarrão, penne)
4 batatas grandes
1 cebola
2 cenouras
2 dentes de alho
1 fatia de abóbora (opcional)
Azeite, colorau, sal e pimenta
1 raminho de hortelã.
Pica-se a cebola e refoga-se em azeite. Junta-se a abóbora em pedaços pequenos, a cenoura em rodelas e deixa-se refogar mais um pouco. Estando refogado, acrescenta-se cerca de um litro e meio de água e mantém-se o lume. Entretanto corta-se a carne em cubos e o chouriço em rodelas. "Bota-se" na panela e deixa-se cozer.
Descasca-se as batatas, parte-se em cubos pequenos ou rodelas e junta-se, assim como o grão. Ao levantar fervura acrescenta-se a massa, mexe-se e tempera-se (sal, colorau e pimenta). Nesta altura a água deve cobrir por pouco os produtos. Mexe-se uma vez mais e tapa-se deixando cozer lentamente. Estando prontas as batatas e a massa desliga-se o fogo, submerge-se no molho o raminho de hortelã e espera-se cerca de cinco a 10 minutos antes de servir.
Receita relacionada: Poderá também gostar da receita de cozido de grão
[...] Receita de Rancho à Portuguesa Novembro, 2010 3 [...]
ResponderEliminarHmmmmm
ResponderEliminar[...] Este prato tem bastantes variantes, conforme a região onde é feito e, também, o gosto pessoal de quem o cozinha. Pode ser feito com diversas carnes ( vaca, porco, frango, borrego ou peru) com diversos tipos de enchidos (chouriço, chouriço de sangue, farinheira, linguiça, morcela, etc.) e pode, até, levar ou não levar massa, lembrando um pouco o delicioso rancho à portuguesa. [...]
ResponderEliminar