Receitas, produtos, alimentação, comidas e bebidas. Cozinha mediterrânica - receitas portuguesas, receitas espanholas, receitas do mediterrâneo. Gastronomia regional de Portugal (Alentejo, Algarve, Estremadura, etc.). Receitas do Brasil. Vinhos, sobremesas e outras maravilhas.

analytics

Pá de Porco Assada no Forno

1 pá de porco de aproximadamente 1kg

3 dentes de alho

1 folha de louro

pimentão doce qb

1 cebola média

1 tomate grande

1/2 copo de vinho branco

4 colheres de sopa de azeite

Tempere de véspera. Comece por picar o alho num almofariz, juntamente com o pimentão, sal e uma colher de sopa de azeite. Esfregue bem a carne com este preparado e reserve.

No dia seguinte, num tabuleiro de ir ao forno, ponha o resto do azeite e faça uma cama com a cebola às rodelas e metade do tomate também às rodelas. Coloque a carne e cubra com o resto do tomate. Leve ao forno a 180/200 graus. Passados 15 minutos regue com o vinho branco. De quinze em quinze minutos regue com o próprio molho do assado. Assa pouco mais de 1 hora. Para saber quando está pronto espete um palito na carne. Se ainda sair muito líquido, sobretudo com tons de sangue, deixe assar mais um pouco.

Em caso de haver excesso de gordura, desengordure um pouco retirando a camada superior com a ajuda de uma colher. No entanto saiba que, ao contrário do que muita gente pensa, a carne de porco é mais magra do que outras habitualmente consideradas mais saudáveis

2 comentários: