Receitas, produtos, alimentação, comidas e bebidas. Cozinha mediterrânica - receitas portuguesas, receitas espanholas, receitas do mediterrâneo. Gastronomia regional de Portugal (Alentejo, Algarve, Estremadura, etc.). Receitas do Brasil. Vinhos, sobremesas e outras maravilhas.

analytics

Berbigão muito fácil e delicioso



Uma receita de berbigão muito fácil e rápida para proporcionar um bom petisco entre familiares e amigos

Por cada kg de berbigão precisa de 3 dentes de alho duas colheres de sopa de azeite, coentros e limão a gosto.

Comece por lavar bem o berbigão que deve ter repousado durante umas horas em água do mar para perder a areia (bivalves depurados não necessitam deste passo).

Coloque o azeite numa panela juntamente com os alhos esmagados com casca e parte dos coentros picados. Deixe alourar ligeiramente e verta os berbigões de uma vez. Tape a panela e levante o lume. Assim que os berbigões começarem a abrir (dois, três minutos) sacuda a panela, coloque mais um minuto sobre o lume e desligue. Polvilhe com os coentros restantes bem picadinhos e refresque com sumo de limão. Sirva de imediato.

Acompanhe com pão torrado,

Nota: não deixe o berbigão cozinhar demasiado pois fica seco e mais rijo. O ponto ideal é assim que o bivalve abre e se encontra ainda cheio e sumarento.

1 comentário: