Este prato, conhecido por lulas recheadas nuns sítios e lulas cheias noutros (no Algarve, por exemplo). Vire os sacos ao contrário com cuidado para não rasgar.
Pique as cabeças e as aletas em pedaços pequenos. Pique igualmente chouriço, presunto, alho, cebola, tomate e pimento. Refogue a cebola e o alho num pouco de azeite. Junte as carnes. Passado um pouco, acrescente o tomate, os pimentos e um pouco (três ou quatro colheres de sopa para um kg de lulas) e deixe refogar mais um bocado. Pique salsa qb e envolva nesta mistura. Reserve.
Agora recheie as lulas com o preparado anterior, sem a encher demasiado porque o arroz vai dilatar e as lulas vão encolher.. Feche com um palito.
Numa panela refogue mais cebola, alho, tomate e pimento. Acrescente um pouco de vinho branco. Começando a ferver mergulhe as lulas com cuidado. Deixe cozinhar cerca de 45 minutos em lume brando. Vá controlando a quantidade de líquido, se necessário acrescente um pouco de água. Perto do final prove e rectifique os temperos.
Sirva com batata cozida, puré de batata ou arroz branco e uma salada de alface e rúcula (ou outra salada de que goste). Beba um copinho de vinho branco, se gostar, casa muito bem com esta receita.
Sem comentários:
Enviar um comentário