Não é por acaso que as sardinhas assadas são consideradas uma das maravilhas da gastronomia portuguesa. No Verão, quando estão gordas, são um verdadeiro pitéu.
Comece por lavar bem as sardinhas. Salgue-as de ambos os lados e deixe tomar sal durante uma ou duas horas. A receita tradicional de sardinhas assadas implica cozinhá-las no carvão, método que proporciona um sabor mais intenso.
Pode, no entanto, prepará-las num grelhador eléctrico, que as deixa igualmente muito boas. Utilize uma grelha dupla, pincele-a com azeite ou deixe-a aquecer bem antes de colocar as sardinhas. Acomode-as lado a lado, alternando cabeças e rabos.Feche a grelha com as sardinhas no seu interior.
Grelhe-as, sem as amanhar, durante três ou quatro minutos, vire a grelha e faça o mesmo do outro lado.
Entretanto, grelhou pimentos (meio pimento por comensal) deixe-os grelhar o suficiente até ficarem com a pele um pouco queimada. Lave-os em água fria e retire-lhes a pele que deve soltar-se facilmente. Retire o interior dos pimentos e as sementes. Faça-os em tiras que irá juntar a uma salada de alface, cebola e tomate. Tempere com azeite, vinagre e, dependendo dos locais e do gosto), com um dente de alho picado e orégãos.
Acompanhe as sardinhas com esta sala e batatas cozidas. Muitas pessoas (incluindo eu) gostam de as comer sobre o mesmo pedaço de pão, o qual se vai, sardinha a sardinha, enchendo de sabor e gortura. No final come-se esse pedaço de pão que está delicioso.
Sem comentários:
Enviar um comentário