No que toca a peixes, nada melhor do que utilizar peixe fresquinho (robalo, dourada, sargo, etc.) comprado na praça. Claro que o peixe congelado é sempre uma alternativa válida. Neste caso, deixe descongelar o peixe antes de começar a cozinhar.
Para assar no forno, é conveniente que o peixe tenha, pelo menos, 500 ou 600 gramas. Trinta minutos antes de cozinhar, faça uns cortes diagonais no lombo do peixe e tempere com sal, alho (introduza lâminas finas nos cortes), um ramo de salsa na barriga do peixe e o sumo de um limão.
Entretanto, corte duas cebolas em meias luas finas, dois tomates maduros em rodelas e um pimento em tiras.
No fundo de um tabuleiro ponha uma folha de louro e faça uma cama com a cebola. Regue com azeite. Disponha o peixe sobre as cebolas e cubra-o com o tomate e o pimento. Polvilhe com pimentão doce, regue com meio copo de vinho branco e um fio de azeite. Disponha batatas pequenas (descascadas) em volta do peixe e tape com folha de alumínio. Leve ao forno a 200 graus durante 20 minutos.
Retire a folha de alumínio e deixe assar outros vinte minutos a descoberto e vá regando com meio copo de vinho branco para não secar demasiado. Verifique se as batatas estão já cozinhadas. Se estiverem, retire o peixe do forno e sirva passados cinco minutos. Estando as batatas ainda encruadas dê mais alguns minutos de forno até estarem boas.
Bom apetite.
Sem comentários:
Enviar um comentário