Receitas, produtos, alimentação, comidas e bebidas. Cozinha mediterrânica - receitas portuguesas, receitas espanholas, receitas do mediterrâneo. Gastronomia regional de Portugal (Alentejo, Algarve, Estremadura, etc.). Receitas do Brasil. Vinhos, sobremesas e outras maravilhas.

analytics

Arroz de cogumelos (rizotto de cogumelos)



Hoje decidi fazer um arroz com cogumelos frescos, que pode ser feito com as variedades de cogumelos que se encontram à venda nos supermercados. Neste caso, um amigo, especialista na apanha de cogumelos (caso contrário, teria muito cuidado, os cogumelos podem ser muito perigosos), ofereceu-me cogumelos selvagens. Excepcionalmente, resolvi fazer este arroz como se tratasse de um risotto (mas utilizei arroz carolino). A receita, para cogumelos selvagens ou de supermercado, é igual.

300 a 400g de cogumelos frescos cortados em lâminas ou partidos à mão em pedaços
1 copo de arroz 


1 copo de vinho branco

2 copos de água

2 dentes de alho esmagados

1 cebola pequena picada

1 colher de sopa de salsa picada

2 colheres de sopa de azeite

sal, pimenta e qb de piripiri picado (opcional)

1 colher de queijo da ilha (ou parmesão) ralado

Comece por refogar o alho, a cebola e a salsa. Junte o arroz seco e mexa durante um tempo sem deixar queimar ( 3 ou 4 minutos mexendo sempre). Depois vá acrescentando o vinho e a água (1 copo de cada), pouco a pouco, e deixe absorver, mexendo de vez em quando. tempere.

Entretanto, numa frigideira à parte, salteie os cogumelos numa colher de sopa de azeite, juntamente com um dente de alho picado. Deixe evaporar o líquido resultante até o azeite ficar visível de novo.

No outro bico do fogão, onde o arroz vai cozinhando, não se esqueça de ir mexendo. Junte-lhe os cogumelos salteados e vá acrescentando o copo de água restante. Estando o arroz cozido e cremoso rectifique os temperos, polvilhe com o queijo, tape e sirva passados dois minutos. Uma delícia!

Pode acompanhar este prato apenas com salada de vegetais frescos ou com salada e carne frita, grelhada ou estufada.

Sem comentários:

Enviar um comentário