Pode confeccionar-se uma massada (ou massa) de peixe com variedade de qualidades, tal como para uma caldeirada de peixe, ou apenas com uma ou duas qualidades de peixe. No entanto, é preferível escolher peixes que tenham uma textura mais firme e que não se desfaçam facilmente. Safio, corvina, sarda, pescada, tramelga, raia, cantaril, etc., são exemplos de peixes adequados para o efeito. Pode sempre acrescentar também gambas, caranguejos ou bivalves a uma massada, pois resultam na perfeição e enriquecem os sabores.
Independentemente dos peixes escolhidos, o procedimento é o mesmo. Para quatro pessoas necessitará de:
3 ou quatro copos de caldo de peixe (pode fazê-lo com as cabeças e aparos dos peixes que utilizar ou com um ou dois cubo de caldo de peixe comprado no supermercado).
1 cebola picada
1 pimento verde cortado em tiras
1, 2 kg de peixe
300 g de massa
1 copo de vinho branco
1 piri piri picado
2 ou 3 tomates maduros
2 dentes de alho picados
3 colheres de sopa de azeite
1 folha de louro
salsa ou coentros picados qb.
sal e pimenta.
Refogue a cebola, os pimentos e o alho. Alourando, acrescente o tomate e o piri piri. Mexa de vez em quando e deixe que o tomate se desfaça.
Junte o caldo e espere até que levante fervura. Nessa altura, adicione a massa e mexa para que não se "cole". Deixe cozinhar cerca de três minutos. Tempere. Passado este tempo, acrescente o peixe e mexa com cuidado para o distribuir igualmente pelo tacho. Necessitando, acrescente um pouco de água de forma a cobrir os produtos e aumente o lume até levantar fervura de novo) Feito isto, deixe cozinhar lentamente, com o lume baixo, durante mais cinco minutos (caso utilize bivalves introduza-os no tacho apenas um ou dois minutos antes de desligar o fogo). Polvilhe com a salsa ou os coentros, tape e sirva (com cuidado, evitando desfazer o peixe) passados dois minutos. Neste tipo de receitas deve-se levar o tacho para a mesa e servir directamente, abrindo apenas nesse momento.
Reblogged this on Delícias do Momento.
ResponderEliminar