Receitas, produtos, alimentação, comidas e bebidas. Cozinha mediterrânica - receitas portuguesas, receitas espanholas, receitas do mediterrâneo. Gastronomia regional de Portugal (Alentejo, Algarve, Estremadura, etc.). Receitas do Brasil. Vinhos, sobremesas e outras maravilhas.

analytics

Moreia Frita à Moda do Algarve e da Costa Alentejana

Escala-se a moreia, pela barriga, desde a cabeça até à cauda, retira-se a espinha, estica-se com a ajuda de pedaços de cana pontiagudos e cortados à medida (ver foto nº 2). Depois pode seguir um de dois passos:

1- Salga-se a moreia de ambos os lados, enrola-se como na fotografia abaixo e deixa-se repousar por meia hora para que absorva algum sal. Findo isto passa-se brevemente por água para retirar o excesso de sal.


2- Faz-se uma moura - coloca-se 2 litros de água numa panela e um ovo cru. Vai-se acrescentando sal, dissolvendo-o na água, até o ovo flutuar. Mergulha-se então a moreia nesse líquido e retira-se ao fim de 1 ou 2 minutos.
Depois de salgada pendura-se a moreia em lugar arejado onde passe algum vento. Se estiver muito calor pendura-se a moreia à sombra. De noite põe-se em lugar abrigado onde não haja humidade. Consome-se ao fim de 24 a 48 horas de secagem. Para isso, cortam-se postas de aproximadamente 10 cm ou tiras de 1 cm e frita-se em óleo quente até estar crocante. Come-se em sandes, como petisco ou acompanhado de arroz de tomate e salada. Uma delícia.



PS: Atenção ao fritar pois a pele estala por vezes, projectando óleo a ferver. Convém estar protegido com roupa adequada.

5 comentários:

  1. [...] peça uma sandes de moreia ou, simplesmente, um pires de tiras de moreia fritas. Uma delícia cuja receita pode também preparar em [...]

    ResponderEliminar
  2. sou acoriana sempre comi moreia frita peixo que aprecio muito mas nunca soube que se podia fazer desse geito adorei nota dez

    ResponderEliminar
  3. […] Receita relacionada: Poderá também gostar de secar moreia ao sol. […]

    ResponderEliminar
  4. Moreia frita à algarvia, o melhor que há

    ResponderEliminar
  5. Na Costa Alentejana fazem esse petisco que é de comer e chorar por mais.
    E já agora se tiverem oportunidade experimentem a Feijoada de Búzios outra maravilha do Alentejo.

    ResponderEliminar