Receitas, produtos, alimentação, comidas e bebidas. Cozinha mediterrânica - receitas portuguesas, receitas espanholas, receitas do mediterrâneo. Gastronomia regional de Portugal (Alentejo, Algarve, Estremadura, etc.). Receitas do Brasil. Vinhos, sobremesas e outras maravilhas.

analytics

Cavalas ou sardas cozidas com orégãos

Já aqui apresentei um poste sobre Cavalas escaladas grelhadas, que são, na realidade, uma delícia. Mais simples ainda, e igualmente deliciosas, são as cavalas cozidas com orégãos.

Basta arranjar as cavalas e, se forem grandes, cortá-las às postas. Salgam-se e temperam-se com as folhas resultantes de três ou quatro paus de orégãos. Reserva-se os paus. Deixa-se tomar o gosto durante duas a três horas.

Põe-se uma panela com água ao lume e, estando em ebulição, colocam-se as cavalas e os paus de orégao. Estando cozidas, escorre-se a água (que pode ser aproveitada para uma sopinha de peixe) e serve-se com batadas cozidas e legumes cozidos da nossa preferência (cenoura, couve, cebola, bróculos, etc).

Já no prato, tempera-se com bom azeite e vinagre ou limão. Alguém disse que não gostava de cavalas ou de peixe cozido?

 

2 comentários:

  1. [...] aqui deixei a receita de cavalas escaladas grelhadas, de Cavalas ou sardas cozidas com orégãos e de Cavalas recheadas. Hoje proponho uma receita que é apenas uma pequena variação das cavalas [...]

    ResponderEliminar
  2. […] optei pela solução mais simples: umas cavalinhas cozidas com orégãos, cuja receita também já aqui publiquei. Em boa hora o fiz, já tinha saudades de um prato simultâneamente tão simples e tão […]

    ResponderEliminar