Receitas, produtos, alimentação, comidas e bebidas. Cozinha mediterrânica - receitas portuguesas, receitas espanholas, receitas do mediterrâneo. Gastronomia regional de Portugal (Alentejo, Algarve, Estremadura, etc.). Receitas do Brasil. Vinhos, sobremesas e outras maravilhas.

analytics

Peixe frito com molho de escabeche

O molho de escabeche, outrora muito popular, tanto pode ser usado com peixe acabado de fritar, como com peixe frito na véspera. É, aliás, uma boa conserva, já que o peixe assim preparado pode ser consumido durante uma semana, não necessitando sequer de frigorífico durante os meses mais frescos.

Carapaus, sardinhas, sardas, cavalas, peixe-espada, etc., são bons candidatos a um saboroso molho de escabeche.

Partindo do princípio que o leitor sabe como se frita o peixe - não se esqueça de o passar por farinha ou, melhor ainda, passar por ovo mexido e depois por farinha - partamos para o molho:

2 cebolas pequenas cortadas às rodelas

5 ou 6 dentes de alho cortado em lâminas

1 colher de sobremesa de colorau

2 folhas de louro partidas em pedaços

4 colheres de sopa de vinagre de vinho

1 dente de cravinho (opcional)

1 dl e 1/2 de azeite

Ponha uma frigideira ao lume (brando) com o azeite. Estando quente coloque todos os ingredientes menos o vinagre e deixe cozinhar. Quando a cebola estiver cozida junte o vinagre e mexa bem. Passado um minuto retire do lume e verta ainda a ferver sobre o peixe frito.

O sabor do peixe depende do tempo que estiver no molho, ficando cada vez mais apurado. Pode consumir frio ou quente e acompanhar com batata cozida, salada de vegetais ou simplesmente com pão.

2 comentários:

  1. […] Nota: este procedimento é válido para a fritura da maior parte dos peixes. Sobrando algum peixe frito, pode conservá-lo durante alguns dias com a ajuda de um molho de escabeche. […]

    ResponderEliminar
  2. […] Há sempre, obviamente, a possibilidade de as fritar, caso em que se procede como para qualquer outro peixe frito. E, tal como na maior parte das variedades de peixe frito, podemos sempre consumir as sobras uns dias mais tarde se lhe acrescentarmos um bom molho de escabeche. […]

    ResponderEliminar