No Brasil (porque a Comidinha tem muitos leitores brasileiros) não sei qual é o melhor arroz para um bom arroz de peixe bem molhadinho. Em Portugal é o carolino (um grão pequeno e curto, mas que "abre" bastante), sem dúvida, mas tem que ser servido assim que acaba de cozinhar e ainda não totalmente "aberto".
Para 4 pessoas queremos:
800g a 1 Kg de peixe misto, de várias qualidades e sabores
Dois copos de arroz
2 cebolas
2 dentes de alho
3 tomates maduros
1 folha de louro
salsa ou coentros
azeite, sal e pimente
Corte o peixe às postas ou em metades, conforme o seu tamanho e tempere com sal e um pouco de pimenta. Deixe tomar sabor durante 30 minutos pelo menos.
Num tacho largo faça um refogado com o azeite, o louro e a cebola em pedaços pequenos. Passados uns minutos, junte o tomate ás rodelas e deixe-o desfazer (vá mexendo com uma colher de pau de vez em quando).
Junte 5 copos de água e deixe levantar fervura. Estanto a ferver acrescente o arroz, mexa, tape e deixe cozer cinco minutos. Ponha o peixe a posta a posta ocupando todo o espaço livre, mexa delicadamente, e deixe cozer.
Assim que o peixe esteja cozido, polvilhe com salsa picada (ou coentros) e sirva com cuidado para não partir o peixe. Este arroz deve ser servido ainda com muito molho. Se gostar pode acrescentar à receita mais um copo de água. Acompanhe com uma salada e delicie-se.
hummmmmmmmmmmm!!!
ResponderEliminardelicia amo peixes
adorei a receitinha !!!!
bjo grande
[...] mas é o “centro” do prato, são por norma suculentos. É o caso, por exemplo, do arroz de peixe malandrinho, do arroz de morcela com feijão, do arroz de marisco e da receita de hoje, arroz de entrecosto em [...]
ResponderEliminar[…] Estando o tomate desfeito, acrescente seis chávenas de água, tape e deixe ferver. Levantando fervura, junte duas chávenas de arroz carolino, mexa um pouco e deixe cozer dois minutos. Depois, sim, é altura de juntar o marisco, por exemplo: 300 g de camarão, uma sapateira com as pernas separadas e as partes comestíveis que se encontram no interior da carapaça partidas em seis pedaços, 500g de mexilhão e 500g de berbigão (eu reservo sempre alguns destes mariscos para acrescentar a seguir, como passarei a explicar). Com o marisco na panela, mexa um pouco de forma a misturar arroz e frutos do mar e verifique o sal. Rectifique. Depois de mexer, se reservou algum marisco como referi acima, coloque-o agora por cima, tape e deixe cozinhar em lume brando. Quando o arroz começar a abrir cubra com uma mão cheia de salsa finamente picada e sirva de imediato. O arroz de marisco deve ser servido malandrinho […]
ResponderEliminar