Os pratos de arroz, em que este não serve apenas de acompanhamento mas é o "centro" do prato, são por norma suculentos. É o caso, por exemplo, do arroz de peixe malandrinho, do arroz de morcela com feijão, do arroz de marisco e da receita de hoje, arroz de entrecosto em vinha d'alhos.
Para a vinha de alhos precisa de (para 4 pessoas):
800 g de entrecosto cortado em tiras
2 copos de vinho tinto
5 ou 6 dentes de alho
alecrim e pimenta (facultativo)
sal, salsa e 2 folhas de louro
Esmague os dentes de alho com casca e, num recipiente que possa fechar, coloque os ditos, a carne, o vinho e os temperos. Feche e guarde de um dia para o outro (a vinha de alhos costuma ser preparada sempre com mais de 24 horas de antecedência, havendo quem o faça dois ou três dias antes. Nesse caso o vinho deve cobrir completamente a carne). Se por acaso não gostar de um sabor muito forte a vinha de alhos, prepare-a de manhã para cozinhar ao jantar.
Chegando o momento de fazer o arroz precisa de:
1 cebola
2 copos de arroz
100 g de chouriço
200 g de grelos de couve ou nabiça
3 colheres de sopa de azeite
Faça um refogado com o azeite e a cebola partida em bocados. Começando a alourar junte os alhos que retira da vinha de alhos e o entrecosto. Deixe fritar um pouco.
Meça a quantidade de líquido que tem na vinha de alhos e acrescente água até perfazer 5 copos. Ao levantar fervura junte os grelos, espere que volte a ferver e ponha o arroz. Mexa para não agarrar ao fundo do tacho. pouco tempo antes de terminar de cozer junte o chouriço cortado em rodelas e rectifique os temperos, sem mexer.
Assim que estiver cozinhado, mas ainda malandrinho, sirva de imediato.
Sem comentários:
Enviar um comentário