Receitas, produtos, alimentação, comidas e bebidas. Cozinha mediterrânica - receitas portuguesas, receitas espanholas, receitas do mediterrâneo. Gastronomia regional de Portugal (Alentejo, Algarve, Estremadura, etc.). Receitas do Brasil. Vinhos, sobremesas e outras maravilhas.

analytics

Arroz de Entrecosto em Vinha de Alhos

Os pratos de arroz, em que este não serve apenas de acompanhamento mas é o "centro" do prato, são por norma suculentos. É o caso, por exemplo, do arroz de peixe malandrinho, do arroz de morcela com feijão, do arroz de marisco e da receita de hoje, arroz de entrecosto em vinha d'alhos.

Para a vinha de alhos precisa de (para 4 pessoas):

800 g de entrecosto cortado em tiras

2 copos de vinho tinto

5 ou 6 dentes de alho

alecrim e pimenta (facultativo)

sal, salsa e 2 folhas de louro

Esmague os dentes de alho com casca e, num recipiente que possa fechar, coloque os ditos, a carne, o vinho e os temperos. Feche e guarde de um dia para o outro (a vinha de alhos costuma ser preparada sempre com mais de 24 horas de antecedência, havendo quem o faça dois ou três dias antes. Nesse caso o vinho deve cobrir completamente a carne). Se por acaso não gostar de um sabor muito forte a vinha de alhos, prepare-a de manhã para cozinhar ao jantar.

Chegando o momento de fazer o arroz precisa de:

1 cebola

2 copos de arroz

100 g de chouriço

200 g de grelos de couve ou nabiça

3 colheres de sopa de azeite

Faça um refogado com o azeite e a cebola partida em bocados. Começando a alourar junte os alhos que retira da vinha de alhos e o entrecosto. Deixe fritar um pouco.

Meça a quantidade de líquido que tem na vinha de alhos e acrescente água até perfazer 5 copos. Ao levantar fervura junte os grelos, espere que volte a ferver e ponha o arroz. Mexa para não agarrar ao fundo do tacho. pouco tempo antes de terminar de cozer junte o chouriço cortado em rodelas e rectifique os temperos, sem mexer.

Assim que estiver cozinhado, mas ainda malandrinho, sirva de imediato.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário