Receitas, produtos, alimentação, comidas e bebidas. Cozinha mediterrânica - receitas portuguesas, receitas espanholas, receitas do mediterrâneo. Gastronomia regional de Portugal (Alentejo, Algarve, Estremadura, etc.). Receitas do Brasil. Vinhos, sobremesas e outras maravilhas.

analytics

Taínha assada na grelha

Já apresentei n' A Comidinha a receita de taínha assada no forno, uma verdadeira delícia para quem aprecia um bom peixe. Tal como então foi dito, procure saber se o peixe foi capturado no mar alto ou em águas límpidas. Dadas a características alimentares do bicho, nada com uma "liça do alto" como dizem os pescadores algarvios.


Hoje vamos grelhar a taínha (ou liça), em postas se tiver mais de um quilo, inteira se for menor do que isso. Tirando a parte das postas, o procedimento é o mesmo, tal como para a generalidade dos peixes grelhados.


Arranje a taínha, escame-a e, conforme o caso, corte-a em postas ou dê-lhe uns cortes laterais espaçados 3 cm aproximadamente. Corte 3 dentes de alho em lâminas, qb de sal grosso, um fio de azeite e envolva-os nas postas ou introduza nos cortes que fez ao peixe. Regue com o sumo de um limão e deixe marinar durante meia hora. Depois disto é só grelhar o peixe a gosto, de ambos os lados, sobre brasas ou grelha elétrica. Antes de colocar o peixe, para não  "colar", aqueça bem a grelha e pincele-a com azeite. Assim será mais fácil retirar o peixe. Acompanhe com umas batatas cozidas e salada de alface.


Muy rico, diria a minha vizinha espanhola.

Sem comentários:

Enviar um comentário