Receitas, produtos, alimentação, comidas e bebidas. Cozinha mediterrânica - receitas portuguesas, receitas espanholas, receitas do mediterrâneo. Gastronomia regional de Portugal (Alentejo, Algarve, Estremadura, etc.). Receitas do Brasil. Vinhos, sobremesas e outras maravilhas.

analytics

Receita de Canja de Conquilhas, ou Condelipas

Hoje, aqui na Comidinha, transcrevemos a receita de Canja de Conquilhas, tal como ela é preparada na adega Vilalisa, na Mexilhoeira Grande, entre Lagos e Portimão.
Ingredientes: * 1 kg de conquilhas * 2 colheres de sopa de azeite * 1 cebola * 150 gr de arroz * coentros * sal

Preparação:

Colocam-se as conquilhas em água do mar durante três horas para que libertem eventuais restos de areia. Levam-se ao lume o azeite e a cebola picada e deixam-se cozinhar até começar a alourar.

Adiciona-se água (3 a 4 vezes superior à quantidade de arroz) e espera-se que ferva. Junta-se o arroz, tempera-se com sal e deixa-se cozer em lume forte – cerca de 10 minutos – após levantar fervura, mantendo o tacho destapado. Entretanto, lavam-se e escorrem-se as conquilhas.

Após o tempo de cozedura indicado, juntam-se as conquilhas e os coentros picados. Quando as conquilhas estiverem abertas e o arroz cozido, deve servir-se de imediato em prato de sopa.

2 comentários:

  1. [...] localizado na Mexilhoeira Grande, entre Lagos e Portimão. Também pode executar em casa a receita da canja de conquilhas que, em comum com muitas receitas algarvias, tem a simplicidade culinária na sua base e a doçura [...]

    ResponderEliminar
  2. […] ser abertos simplesmente na chapa ou na frigideira. No caso de receitas de arroz ou, por exemplo, canja de conquilhas, adicionam-se apenas no final do cozinhado, pouco antes de […]

    ResponderEliminar