Receitas, produtos, alimentação, comidas e bebidas. Cozinha mediterrânica - receitas portuguesas, receitas espanholas, receitas do mediterrâneo. Gastronomia regional de Portugal (Alentejo, Algarve, Estremadura, etc.). Receitas do Brasil. Vinhos, sobremesas e outras maravilhas.

analytics

Doce ou compota de nêspera


Na época das nêsperas (no Brasil chamam-se também ameixa-amarela) é difícil saber o que fazer com tantas (e tão boas) peças de fruta. Este ano resolvi experimentar fazer um doce (ou compota) de nêspera, cuja receita deixo aqui.

Dependendo da quantidade de nêsperas sem caroço, precisará de dois terços dessa quantidade de açúcar (se a sua ideia é fazer o bastante para conservar durante muito tempo, utilize uma quantidade de açúcar igual ao peso total das nêsperas) , uma ou duas estrelas de anis, e dois cravinhos.

Retire os caroços aos frutos mas deixe as cascas. Acrescente um pouquinho de água (menos de meio copo), as estrelas de anis e os cravinhos. Ponha cozer durante cerca de uma hora numa panela com tampa, mexendo de vez em quando.

Ao fim de uma hora acrescente o açucar e deixe cozinhar mais meia hora, mexendo com maior regularidade.
Guarde em frascos previamente esterilizados. Conserve-os no frigorífico bem fechados ou em local fresco e escuro.

1 comentário:

  1. […] Nada, portanto, como fazer um bom doce de nêspera para guardar durante algum tempo e ir comendo quando delas não houver sinal. Basta seguir esta receita, que já aqui publiquei, de doce ou compota de nêspera. […]

    ResponderEliminar