Receitas, produtos, alimentação, comidas e bebidas. Cozinha mediterrânica - receitas portuguesas, receitas espanholas, receitas do mediterrâneo. Gastronomia regional de Portugal (Alentejo, Algarve, Estremadura, etc.). Receitas do Brasil. Vinhos, sobremesas e outras maravilhas.

analytics

Receita de cozido de grão




O cozido de grão tem bastantes variantes, conforme a região onde é feito e, também, o gosto pessoal de quem o cozinha. Pode ser feito com diversas carnes ( vaca, porco, frango, borrego ou peru) com diversos tipos de enchidos (chouriço, chouriço de sangue, farinheira, linguiça, morcela, etc.) e pode, até, levar ou não levar massa, lembrando um pouco o delicioso rancho à portuguesa.

Como em muita da extraordinária cozinha mediterrânica, trata-se de um prato de confecção simples, mas muito rico e saboroso.

Uma das variantes mais simples e, contudo, mais saborosas é praticada na zona do barrocal e serra algarvios e no sudoeste alentejano.


Comece por demolhar 200g de grão de bico. Reserve.

Além do grão, vai precisar de:

1 orelha de porco

1 chispe

200g de carne de borrego (opcional)

100g de toucinho

meio chouriço de boa qualidade

1 morcela de sangue ou chouriço preto

2 cenouras

200g de abóbora

meia couve lombarda

1 tomate

2 batatas doces grandes (caso queira pode optar por batata normal)

1 ramo de hortelã

Coza as carnes e os enchidos juntamente com o grão. Estando tudo cozido, retire as carnes e corte-as de forma a servir. Entretanto, na água onde cozeu os ingredientes anteriores coza os legumes, picando a couve, a abóbora e os tomates, cortando as cenouras em quatro partes de cima a baixo e deixando cortando as batatas em pedaços relativamente grandes. Estando quase cozidos, volte a juntar o grão e deixe apurar. No final, acrescente a hortelã e sirva, acompanhando com as carnes.

Se sobrar muito caldo pode, no dia seguinte, cozer nele um pouco de massa de cotovelo e servir como sopa. Maravilha!

1 comentário: