Receitas, produtos, alimentação, comidas e bebidas. Cozinha mediterrânica - receitas portuguesas, receitas espanholas, receitas do mediterrâneo. Gastronomia regional de Portugal (Alentejo, Algarve, Estremadura, etc.). Receitas do Brasil. Vinhos, sobremesas e outras maravilhas.

analytics

Receita de cataplana de peixe e marisco


Cozinhar na cataplana permite sempre manter o sabor genuíno e o perfume dos alimentos. As possibilidades são imensas, dependendo dos produtos, do gosto e da imaginação do cozinheiro

Esta receita de cataplana de peixe e marisco aproxima-se da receita tradicional algarvia, com pequenas variações, pois o peixe e o marisco podem sempre substitui-se por outros, dependendo do gosto dos comensais e da disponibilidade do mercado. Neste caso, usei uma pescada fresca (cerca de 250g), duas pata-roxas (400 a 500g), duas avárias (cerca  de 400g) e duas sardinhas (para dar sabor) e berbigão (500g). Parti os peixes em pedaços não muito pequenos, temperei com sal e limão e reservei durante uma hora.

À parte, numa panela normal, cozi quatro batatas médias em água e sal.

Entretanto pus duas colheres de azeite na cataplana, uma folha de louro, cortei uma cebola média em rodelas e piquei um dente de alho. Coloquei estes ingredientes em fogo brando até alourar ligeiramente.


Juntei três tomates muito maduros partidos em pedaços pequenos, um pimento verde cortado em tiras verticais e duas colheres de sopa de salsa picada muito fina. Fechei a cataplana e deixei cozinhar muito lentamente até o tomate se desfazer, mexendo apenas se necessário. Depois acrescentei um copo e meio de vinho branco e deixei levantar fervura. Nessa altura, mexi para misturar bem os ingredientes, coloquei o peixe numa camada uniforme e cobri-o com as batatas cozidas cortadas em rodelas de 1cm.

Ao fim de dez minutos abri a cataplana (cuidado com o vapor que se liberta, pode queimar) depositei os berbigões por cima, sem mexer, e polvilhei com duas colheres de salsa picada (pode substituir por coentros, se preferir). Passados dois minutos está na hora de desligar o fogo.

Deve servir-se apresentando a própria cataplana na mesa e abri-la só então, de forma a libertar os seus maravilhosos perfumes junto dos comensais. Servir com cuidado para não desfazer os peixes. Bom apetite.

1 comentário: