Receitas, produtos, alimentação, comidas e bebidas. Cozinha mediterrânica - receitas portuguesas, receitas espanholas, receitas do mediterrâneo. Gastronomia regional de Portugal (Alentejo, Algarve, Estremadura, etc.). Receitas do Brasil. Vinhos, sobremesas e outras maravilhas.

analytics

Receita de guisado de carne - Goulash



Esta receita de origem húngara disseminou-se um pouco pelo mundo inteiro, ainda que com pequenas variações. O goulash original é, na realidade, uma receita de carne de vaca guisada. No entanto podem ser utilizadas outras carnes, como o porco ( carne de porco guisada) ou até o frango. No essencial resume-se a:

800g de carne de vaca para guisar cortada em cubos (pode utilizar carne de porco)

2 cebolas cortadas em rodelas

1 folha de louro

3 colheres de sopa de concentrado de tomate (ou 6 colheres de polpa de tomate)

5 colheres de sopa de óleo vegetal ou de azeite


2 colheres de sopa de pimentão doce

1 colher de chá de cominhos

1 copo de vinho tinto

1 copo de água

3 dentes de alho esmagados

sal

pimenta

1 cubo para caldo de carne (opcional)

Comece por aquecer o óleo numa panela. Refogue a cebola juntamente com a folha de louro. Num recipiente à parte coloque a carne, o alho, o pimentão doce, o concentrado de tomate, o sal e a pimenta. Misture tudo.

Estando translúcida a cebola, junte a mistura anterior e deixe refogar em lume brando durante mais dez minutos mexendo sempre que necessário.

Acrescente o vinho e a água e deixe cozinhar lentamente até a carne estar macia e o molho espesso. Caso necessário (se o molho estiver demasiado espesso) acrescente um pouco de água. Se estiver demasiado líquido, deixe cozinhar um pouco mais.

Rectifique os temperos e sirva com arroz branco, massa cozida ou, dando um toque português, com migas à alentejana.


Sem comentários:

Enviar um comentário