Receitas, produtos, alimentação, comidas e bebidas. Cozinha mediterrânica - receitas portuguesas, receitas espanholas, receitas do mediterrâneo. Gastronomia regional de Portugal (Alentejo, Algarve, Estremadura, etc.). Receitas do Brasil. Vinhos, sobremesas e outras maravilhas.

analytics

Três receitas de costeletas de borrego: grelhadas, fritas e estufadas

Costeletas de borrego grelhadas, fritas ou estufadas são sempre uma delícia.

Eis três receitas de costeletas de borrego, uma para cada procedimento.

Costeletas de borrego grelhadas


É tão fácil, simples e rápido que não há como enganar. Eu prefiro temperar as costeletas apenas com sal, mas pode temperá-las com sal, alecrim, limão e pimenta, se quiser. Deixe repousar cerca de uma hora. Depois é só pincelá-las com azeite e grelhar no carvão, na chapa ou em grelhador eléctrico, de ambos os lados, até ficarem alouradas.


Costeletas de borrego fritas


No caso de costeletas para fritar, gosto de preparar um molho para as temperar antes de cozinhar. Numa taça, misturo duas colheres de azeite, sumo de meio limão, dois ramos de alecrim fresco, sal e pimenta. Barro a carne com estes ingredientes e deixo repousar meia hora. Depois é só fritar a gosto (meio passadas) em azeite ou óleo bem quente deixando alourar a parte exterior de ambos os lados.

Costeletas de borrego estufadas


Comece por temperar as costeletas com sal, um copo de vinho branco e dois ramos de alecrim fresco. Deixe marinar cerca de uma hora.


Agora há que refogar uma cebola média cortada em rodelas finas em duas colheres de azeite. Estando a cebola translúcida junte dois dentes de alho picados. A seguir, junte duas cenouras às rodelas, um pouco de abóbora em cubos (cerca de cento e cinquenta a duzentos gramas) e o líquido da marinada. Deixe cozer durante cerca de quinze minutos com a panela tapada. Se precisar, acrescente meio copo de água, disponha as costeletas na panela e deixe cozinhar lentamente durante mais quinze minutos. rectifique os temperos deixe apurar cinco minutos tapado e com o lume desligado, e sirva com arroz branco e salada de rúcula.

PS: Se quiser dar um toque exótico a este prato ponha uma colher de mel, uma pitada de canela e uma colher de chá de cominhos quando põe as costeletas na panela. Muito bom.

Sem comentários:

Enviar um comentário