Receitas, produtos, alimentação, comidas e bebidas. Cozinha mediterrânica - receitas portuguesas, receitas espanholas, receitas do mediterrâneo. Gastronomia regional de Portugal (Alentejo, Algarve, Estremadura, etc.). Receitas do Brasil. Vinhos, sobremesas e outras maravilhas.

analytics

Receita de arroz de marisco



Um arroz de marisco bem feito é uma refeição de se lhe tirar o chapéu. Como em quase todas as receitas, pode-se ser criativo e inventar um pouco, especialmente nas quantidades e variedades de marisco. Por viver junto ao mar, evito habitualmente a utilização de mariscos congelados (à excepção do camarão) e prefiro mariscos frescos comprados directamente no mercado. Um arroz de marisco tradicional implica alguma variedade de mariscos, os quais podem variar até por uma questão de custos. É possível fazer um arroz mais económico ou menos económico, pois podemos escolher mariscos como lagosta, santola, ameijoas, conquilhas, ou mariscos mais acessíveis como sejam a sapateira, a ameijoa branca, o berbigão, o mexilhão e o camarão.

Algumas pessoas usam embalagens congeladas compradas no supermercado, já preparadas e variadas. É uma opção mais económica mas, acho eu, menos saborosa.

Seja como for, proceda assim para seis pessoas:


Faça um bom refogado com azeite, uma folha de louro e uma cebola média bem picadinha. Deixe alourar ligeiramente e junte dois dentes de alho picadinhos e um pimento verde cortado em tiras finas e sem sementes. Entretanto, corte três ou quatro tomates bem maduros em cubos pequenos e deixe refogar com a cebola mexendo de vez em quando.

Estando o tomate desfeito, acrescente seis chávenas de água, tape e deixe ferver. Levantando fervura, junte duas chávenas de arroz carolino, mexa um pouco e deixe cozer dois minutos. Depois, sim, é altura de juntar o marisco, por exemplo: 300 g de camarão, uma sapateira com as pernas separadas  e as partes comestíveis que se encontram no interior da carapaça partidas em seis pedaços, 500g de mexilhão e 500g de berbigão (eu reservo sempre alguns destes mariscos para acrescentar a seguir, como passarei a explicar). Com o marisco na panela, mexa um pouco de forma a misturar arroz e frutos do mar e verifique o sal. Rectifique. Depois de mexer, se reservou algum marisco como referi acima, coloque-o agora por cima, tape e deixe cozinhar em lume brando. Quando o arroz começar a abrir cubra com uma mão cheia de salsa (pode usar coentros, se preferir) finamente picada e sirva de imediato. O arroz de marisco deve ser servido malandrinho.

Acompanhe com um vinho branco fresquinho e, se quiser, com fatias de pão torrado com manteiga. Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário