Receitas, produtos, alimentação, comidas e bebidas. Cozinha mediterrânica - receitas portuguesas, receitas espanholas, receitas do mediterrâneo. Gastronomia regional de Portugal (Alentejo, Algarve, Estremadura, etc.). Receitas do Brasil. Vinhos, sobremesas e outras maravilhas.

analytics

Receita com Sobras de Bacalhau

Acontece frequentemente exagerarmos nas quantidades e ficarmos com restos de comida suficientes para prepararmos uma nova refeição. Foi o que me aconteceu com as sobras de uma refeição de bacalhau cozido com todos.

Sobrou-me uma posta inteira de bacalhau e bastantes legumes cozidos. Comecei por fazer um refogado em duas colheres de sopa de azeite com uma cebola média picada e dois dentes de alho em lâminas finas. Quando a cebola estava translúcida, acrescentei os legumes cortados em pedaços e deixei que fritassem um pouco, mexendo com cuidado para não os desfazer. Entretanto, desfiz o bacalhau em lascas, retirando pele e espinhas, e bati três ovos numa taça à parte, com uma pitada de sal e de pimenta. Arrefecidos os legumes, misturei tudo, verti num recipiente apropriado para forno, mexi outro ovo e cobri a mistura,  decorei com azeitonas, reguei com um fio de azeite e levei ao forno durante meia hora a 220 graus, deixando gratinar um pouco.

Servi com uma salada de tomate e alface.

Ficou muito bom, um destes dias voltarei a repetir.

1 comentário: