Um arroz de tomate malandro (ou malandrinho) é um excelente acompanhamento para muitos produtos, especialmente para peixe e carnes fritas. Um arroz malandro é, por definição, um arroz com bastante molho e suculento. Em Portugal o tipo de arroz ideal para este fim é a variedade carolino.
Esta receita serve para um arroz de tomate simples, mas pode servir de base para outros pratos , como arroz de peixe (tamboril, polvo, safio, pata-roxa, etc.), de entrecosto, de feijão, etc., com as devidas adaptações, como pode ver nestas receitas.
Para 4 pessoas precisamos de:
1 cebola média
2 tomates grandes bem maduros
1 copo e meio de arroz
3 copos e meio de água
1 folha de louro
salsa ou coentros picadinhos
1 pimento (facultativo)
3 colheres de sopa de azeite
sal e pimenta qb
Comece por picar a cebola e aquecer o azeite numa panela. Ponha a cebola a refogar até estar translúcida, juntamente com a folha de louro. Se usar o pimento, corte-o em quadradinhos ou tiras e acrescente ao refogado. Mexa e deixe estrugir mais um pouco. Entretanto pique o tomate (sem sementes e sem pele se preferir assim), adicione-o ao refogado e deixe que se desfaça mexendo de vez em quando.
Estando o tomate praticamente desfeito, ponha a água na panela e deixe começar a ferver. Estando a ferver, acrescente o arroz, mexa duas ou três vezes para não colar ao fundo. Estando de novo a ferver, mexa outra vez, tempere com o sal, baixe a intensidade do lume, tape e deixe cozinhar. Tenha atenção, porque deve servir o arroz assim que este esteja cozido e enquanto tem ainda bastante molho (malandrinho). Imediatamente antes de servir polvilhe com a salsa, os coentros ou até, como na imagem, com basílico (neste caso picado grosseiramente. Delicioso!
Sem comentários:
Enviar um comentário