Receitas, produtos, alimentação, comidas e bebidas. Cozinha mediterrânica - receitas portuguesas, receitas espanholas, receitas do mediterrâneo. Gastronomia regional de Portugal (Alentejo, Algarve, Estremadura, etc.). Receitas do Brasil. Vinhos, sobremesas e outras maravilhas.

analytics

Arroz de tomate malandrinho



Um arroz de tomate malandro (ou malandrinho) é um excelente acompanhamento para muitos produtos, especialmente para peixe e carnes fritas. Um arroz malandro é, por definição, um arroz com bastante molho e suculento. Em Portugal o tipo de arroz ideal para este fim é a variedade carolino.

Esta receita serve para um arroz de tomate simples, mas pode servir de base para outros pratos , como arroz de peixe (tamboril, polvo, safio, pata-roxa, etc.), de entrecosto, de feijão, etc., com as devidas adaptações, como pode ver nestas receitas.

Para 4 pessoas precisamos de:


1 cebola média

2 tomates grandes bem maduros

1 copo e meio de arroz

3 copos e meio de água

1 folha de louro

salsa ou coentros picadinhos

1 pimento (facultativo)

3 colheres de sopa de azeite

sal e pimenta qb

Comece por picar a cebola e aquecer o azeite numa panela. Ponha a cebola a refogar até estar translúcida, juntamente com a folha de louro. Se usar o pimento, corte-o em quadradinhos ou tiras e acrescente ao refogado. Mexa e deixe estrugir mais um pouco. Entretanto pique o tomate (sem sementes e sem pele se preferir assim), adicione-o ao refogado e deixe que se desfaça mexendo de vez em quando.

Estando o tomate praticamente desfeito, ponha a água na panela e deixe começar a ferver. Estando a ferver, acrescente o arroz, mexa duas ou três vezes para não colar ao fundo. Estando de novo a ferver, mexa outra vez, tempere com o sal, baixe a intensidade do lume, tape e deixe cozinhar. Tenha atenção, porque deve servir o arroz assim que este esteja cozido e enquanto tem ainda bastante molho (malandrinho). Imediatamente antes de servir polvilhe com a salsa, os coentros ou até, como na imagem, com basílico (neste caso picado grosseiramente. Delicioso!

Sem comentários:

Enviar um comentário