Esta receita procura aliar uma fórmula tradicional da culinária portuguesa - o bacalhau à lagareiro - com técnicas actuais de cozinha e resulta muito bem. Se o título parece um pouco pretensioso ao aliar palavras como confitado e lagareiro, na verdade faz sentido, pois confitar significa cozinhar um alimento em gordura, lentamente, durante bastante tempo, sem que chegue a fritar e o bacalhau à lagareiro tradicional é regado com bastante azeite.
Para quatro pessoas precisamos de:
4 boas postas de bacalhau demolhadas
4 dentes de alho em lâminas
1 raminho de alecrim
1 raminho de tomilho
1 folha de louro
1 copo de azeite de boa qualidade
1 kg de batatas pequenas
Num pirex, não demasiado grande mas onde caibam as postas de bacalhau lado a lado, coloque o alho, o alecrim, o tmilho e o louro. Regue com metade do azeite e disponha as postas de bacalhau com a pele virada para cima. Regue com o azeite restante (o azeite deve atingir, pelo menos, metade da altura do bacalhau). Cubra com uma tampa ou folha de alumínio e leve ao forno, a 100 graus centígrados, durante uma hora, regando ocasionalmente com o próprio molho.
À parte, coloque as batatas bem lavadas, ainda com pele e salpicadas com sal, num tabuleiro e cozinhe até estarem bem assadas. Estando assadas, dê um "murro" nas batatas, uma a uma, para as esborrachar levemente: são as chamadas batatas a murro, o acompanhamento habitual da receita tradicional de bacalhau à lagareiro.
Emprate colocando as batas por baixo, o bacalhau por cima e regue com algum azeite obtido no cozinhado. Pode decorar, por exemplo, com um raminho de alecrim e azeitonas pretas. Bom apetite e, se gostar, acompanhe com um bom copo de vinho tinto.
PS: Veja outras receitas de bacalhau apresentadas neste blogue.
Sem comentários:
Enviar um comentário