Consta que esta receita já existia no séc. XV e que, levada por missionários portugueses, terá dado origem à tempura japonesa.
Faz-se habitualmente com feijão verde, mas pode confeccionar-se com abóbora, pimento ou outros vegetais. Mas vamos aos peixinhos da horta mais conhecidos, com feijão verde.
O polme para os peixinhos pode ser mais espesso ou mais líquido, dependendo do gosto particular do cozinheiro. Eu prefiro um polme espesso e uns peixinhos um pouco mais "gordinhos"
Apara-se o feijão verde, retiram-se-lhe os fios, corta-se as vagens longitudinalmente e vão a cozinhar em água a ferver com um ramo de hortelã (opcional) e um pouco de sal durante cinco minutos. Devem ficar al dente. Retira-se o feijão do tacho e deixa-se arrefecer.
Entretanto faz-se um polme com:
150g de farinha de trigo sem fermento
1 ovo
sal e um pouco de pimenta
leite qb. (há quem utilize cerveja para este fim)
Bate-se bem o polme para ficar homogéneo. Coloca-se uma frigideira ao lume com óleo para fritar e, estando suficientemente quente, passa-se o feijão (dois ou três pedaços de cada vez) pelo polme e frita-se imediatamente. Estando dourados de um lado, vira-se e doura-se do outro. Escorre-se em papel absorvente e já está.
Come-se como petisco ou acompanhando carne, peixe, arroz ou salada.
Finalmente um site com as receitas tradicionais portuguesas! Obrigado
ResponderEliminar