Receitas, produtos, alimentação, comidas e bebidas. Cozinha mediterrânica - receitas portuguesas, receitas espanholas, receitas do mediterrâneo. Gastronomia regional de Portugal (Alentejo, Algarve, Estremadura, etc.). Receitas do Brasil. Vinhos, sobremesas e outras maravilhas.

analytics

Receita de peixinhos da horta



Consta que esta receita já existia no séc. XV e que, levada por missionários portugueses, terá dado origem à tempura japonesa.

Faz-se habitualmente com feijão verde, mas pode confeccionar-se com abóbora, pimento ou outros vegetais. Mas vamos aos peixinhos da horta mais conhecidos, com feijão verde.

O polme para os peixinhos pode ser mais espesso ou mais líquido, dependendo do gosto particular do cozinheiro. Eu prefiro um polme espesso e uns peixinhos um pouco mais "gordinhos"
Apara-se o feijão verde, retiram-se-lhe os fios, corta-se as vagens longitudinalmente e vão a cozinhar em água a ferver com um ramo de hortelã (opcional) e um pouco de sal durante cinco minutos. Devem ficar al dente. Retira-se o feijão do tacho e deixa-se arrefecer.


Entretanto faz-se um polme com:

150g de farinha de trigo sem fermento

1 ovo

sal e um pouco de pimenta

leite qb. (há quem utilize cerveja para este fim)

Bate-se bem o polme para ficar homogéneo. Coloca-se uma frigideira ao lume com óleo para fritar e, estando suficientemente quente, passa-se o feijão (dois ou três pedaços de cada vez) pelo polme e frita-se imediatamente. Estando dourados de um lado, vira-se e doura-se do outro. Escorre-se em papel absorvente e já está.

Come-se como petisco ou acompanhando carne, peixe, arroz ou salada.

1 comentário:

  1. Finalmente um site com as receitas tradicionais portuguesas! Obrigado

    ResponderEliminar