Receitas, produtos, alimentação, comidas e bebidas. Cozinha mediterrânica - receitas portuguesas, receitas espanholas, receitas do mediterrâneo. Gastronomia regional de Portugal (Alentejo, Algarve, Estremadura, etc.). Receitas do Brasil. Vinhos, sobremesas e outras maravilhas.

analytics

Bons petiscos com conservas de peixe



Às vezes, sozinhos ou com amigos, apetece petiscar algo que seja rápido e fácil preparar, sem necessidade de utilizar fogão ou cozinha. As conservas são, nessas alturas, uma boa solução.

Existem no mercado muitas conservas, algumas confeccionadas como pratos cozinhados, mas eu prefiro conservas mais simples, por exemplo, atum, sardinhas, cavalas, preparadas em azeite, óleo vegetal ou ao natural.

Claro que podemos simplesmente abrir uma lata e consumir assim mesmo, sem nenhuma outra preparação. No entanto vale a pena perder uns minutos e tornar o petisco mais apelativo e saboroso.

Pegue num tomate, numa cebola pequena e corte-os em rodelas finas, Coloque a conserva no centro do prato e disponha estes ingredientes em volta. Pique um dente de alho e ponha sobre a salada, polvilhe com orégaos, um pouco de sal e de pimenta: Junte umas azeitonas, umas folhas de rúcula, e tempere com o sumo de meio limão e um fio de azeite.

Pode também, se gostar, juntar uma lata pequena de anchovas a uma de atum, sardinhas, etc.

Acompanhe com pão e umas tostas.

Além desta sugestão, utilize a sua imaginação e aquilo de que disponha em casa: tem umas batatas cozidas que sobraram? Cortadas em pedaços, com um pouco de cebola picada, orégãos, um fio de azeite e um tomate picado fazem uma bela salada quando misturados com uma conserva.

Ou ainda: faça umas simples torradas, esfregue-as com um dente de alho, disponha a conserva sobre as torradas, polvilhe com tomilho e pimenta e regue com uns pingos de azeite.

Como vê, uma simples conserva transformou-se num belíssimo petisco. Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário