Receitas, produtos, alimentação, comidas e bebidas. Cozinha mediterrânica - receitas portuguesas, receitas espanholas, receitas do mediterrâneo. Gastronomia regional de Portugal (Alentejo, Algarve, Estremadura, etc.). Receitas do Brasil. Vinhos, sobremesas e outras maravilhas.

analytics

Arroz de Choco (com tinta)


Comprei um choco no mercado e pedi que, ao arranjá-lo, me guardassem o saco de tinta para fazer um arroz. Assim, reservei as "barbatanas" e os tentáculos para o dito arroz, e guardei o resto para fazer um belo choco frito.

O arroz, malandrinho como convém, não tem grande segredo. Pica-se e refoga-se uma cebola em azeite. Junta-se meia-dúzia de rodelas de chouriço de boa qualidade, apenas o suficiente para dar um gostinho. Estando a cebola translúcida, acrescenta-se um tomate maduro picado e o choco cortado em pedaços. Tapa-se e deixa-se cozinhar muito lentamente até o choco estar tenro. Se for necessário, junta-se um pouco de água, apenas para que não queime.

Ultrapassada esta fase, põe-se dois copos e meio de água 
(ou de caldo de peixe) na panela, fura-se o saco de tinta e mistura-se bem com a água. Levanta-se o fogo e aguarda-se que levante fervura. Nessa altura, verte-se um copo de arroz, tempera-se com sal e um pouco de pimenta, mexe-se bem, baixa-se o fogo e aguarda-se que o arroz esteja cozinhado al dente. Serve-se imediatamente.

Este arroz pode servir, ele próprio, de refeição acompanhado de uma salada de alface e tomate ou pode, como eu fiz, ser uma deliciosa guarnição para as tiras de choco frito.

1 comentário:

  1. […] fresco e quiser fazer um manjar surpreendente, experimente guardar o saquinho de preto e faça um arroz de choco (com tinta) para acompanhar. Eu acho muito […]

    ResponderEliminar