Receitas, produtos, alimentação, comidas e bebidas. Cozinha mediterrânica - receitas portuguesas, receitas espanholas, receitas do mediterrâneo. Gastronomia regional de Portugal (Alentejo, Algarve, Estremadura, etc.). Receitas do Brasil. Vinhos, sobremesas e outras maravilhas.

analytics

Três receitas de favas


As favas dividem opiniões, há quem as adore e quem as deteste. Normalmente, quem gosta, gosta muito, especialmente quando são novas e tenrinhas, como acontece na sua época. Fora isso, podemos recorrer durante todo o ano às congeladas que, não sendo a mesma coisa, sempre dão para matar saudades.

A primeira receita que apresentamos é muito popular no Algarve, as Favas à Algarvia:

800 grs de favas sem casca

150 grs de morcela




150 grs de chouriço de carne

2  a 3 dentes de alho

duas colheres de sopa de azeite

150 g de toucinho entremeado fresco

1 molho de coentros, rama de alho e de cebolinho

Lave as fava em água fria e escorra num passador.

Leve um tacho ao lume. Adicione um pouco de água, junte as favas e coza durante 6 a 8 minutos.

Escorra as favas e retire-as do tacho. Descasque os dentes de alho e pique fino.
Corte o chouriço preto e o vermelho ás rodas e o bacon em fatias pequenas.
Leve um tacho ao lume, deite o azeite, Junte o alho e deixe alourar, sem queimar. Em seguida, jacrescente as favas e um pouco de água. Tape e deixe cozinhar.
Numa frigideira frite as carnes. Junte ás favas que estão a cozinhar e mexa envolvendo tudo. Deixe apurar.
Polvilhe com coentros, ramas de alho e de cebola picadas. Sirva assim mesmo ou acompanhado de peixe misto frito

Receita de favas guisadas com entrecosto:

A Comidinha já aqui apresentou uma receita de favas com entrecosto, para seguir a receita clique em http://comidinhareceitas.blogspot.pt/2013/04/favas-com-entrecosto_27.html

Receita de arroz de favas malandrinho:

Um arroz de favas malandrinho é um delicioso acompanhamento para carne assada ou grelhada, enchidos grelhados e, também, para peixe frito. Pode também, acompanhado de uma salada mista, de tomate ou de alface, constituir-se como prato principal.

Os procedimentos são os mesmos que para um arroz de feijão malandrinho, bastando substituir o feijão pelas favas.

Siga a receita que A Comidinha já aqui apresentou e, se gostar de favas, vai deliciar-se seguramente: http://comidinhareceitas.blogspot.pt/2013/09/receita-de-arroz-de-feijao-malandrinho.html

PS: Pode utilizar esta receita como acompanhamento ou prato vegetariano. Caso deseje um prato principal com alguma carne, acrescente ao refogado algumas rodelas de chouriço e, no final, dois minutos antes de desligar o fogão, decore a superfície com rodelas de morcela e tape a panela. Dará um novo toque ao seu prato.

1 comentário: