Esta receita, algarvia, é também muito simples e saborosa, como as boas receitas são tantas vezes.
Comece por arranjar um quilo de carapaus pequenos ou médios, retirando-lhes as tripas e as cabeças. Disponha-os num recipiente com furos, ou numa rede, salgando cada camada. Deixe ficar assim até ao dia seguinte. Então, sacuda o sal e deite-os numa panela com água a ferver. Levantando novamente fervura, cozem durante dois minutos. Escorre-se a água (que pode ser aproveitada para caldo de peixe) e substitui-se por água fria.
Seguidamente, com os dedos, ripam-se os carapaus, libertando-os das espinhas da barabatana dorsal e da pele. Alinham-se os carapaus numa travessa e, antes de servir, temperam-se com azeite e vinagre (ou sumo de limão) e guarnecem-se com rodelas muito finas de cebola e alho picado. Há quem acrescente umas folhas de orégãos ou salsa picada a este preparado.
Os carapaus alimados, ou charros (variante em algumas localidades algarvias da palavra chicharro), podem ser consumidos como petisco, acompanhados com pão, ou com batata normal ou batata doce e salada, proporcionando assim uma refeição leve e fresca.
Pode guardá-los durante três ou quatro dias no frigorífico em recipiente fechado.
[...] cozidos. Fresco e simples, é um petisco ideal para os dias quentes des Verão. É muito fácil preparar em casa e podem ser conservados durante alguns [...]
ResponderEliminar.. 😝...comida algarvia propriamente dita, soberba‼️
ResponderEliminar🤪