Receitas, produtos, alimentação, comidas e bebidas. Cozinha mediterrânica - receitas portuguesas, receitas espanholas, receitas do mediterrâneo. Gastronomia regional de Portugal (Alentejo, Algarve, Estremadura, etc.). Receitas do Brasil. Vinhos, sobremesas e outras maravilhas.

analytics

Receita de bacalhau no forno à minha maneira


Esta receita resulta melhor com bacalhau seco e salgado, do que com bacalhau pronto a cozinhar, o que, no entanto, não impede a sua utilização. Para quatro pessoas:

4 postas de bacalhau grossas

1 cebola média

2 tomates maduros

6 dentes de alho

1 cabeça de cravinho

1 folha de louro

1 dl de bom azeite

1/2 litro de leite (aproximadamente)

200g de ameijoas (facultativo)

salsa

Demolhe o bacalhau como habitualmente, mudando regularmente a água. Quando estiver quase bom de sal demolhe-o uma última vez no leite. Deixe demolhar pelo menos uma hora.

Seque o bacalhau com um pano e coloque as postas num tabuleiro resistente ao choque térmico, mas desta vez com a pele voltada para baixo.

Ponha o azeite numa frigideira, juntamente com os alhos esmagados com a casca, a folha de louro e o cravinho. Frite em lume brando, sem queimar. Quando os alhos estiverem dourados verta imediatamente este preparado (ainda a borbulhar) sobre as postas de bacalhau.

Num recipiente de ir ao forno faça uma cama de cebola e tomate cortados às rodelas e disponha o bacalhau por cima. Regue com o azeite, do qual retirou entretanto os dentes de alho e respectivas cascas, o louro e o cravinho. Ligue o forno a 180 graus e deixe cozinhar até o bacalhau estar dourado e assado (cerca de 40 minutos) sem se esquecer de, com uma colher, ir regando as postas com o próprio molho. Cinco minutos antes de desligar, junte as ameijoas.
Já fora do forno, polvilhe com salsa picada e acompanhe com batatas a murro ou batatas cozidas.

Caso prefira apresentar de outro modo, não utilize a cebola para cozinhar, desfaça o bacalhau em lascas generosas, envolva -as no molho resultante e polvilhe com salsa no final. Acompanhe com batatas, tal como anteriormente, salada de alface e a cebola crua, às rodelas finas. Se gostar, pode também acrescentar um dente de alho muito picadinho e polvilhar juntamente com a salsa.

Eu, pessoalmente, gosto das duas maneiras e não sei qual prefiro. Se calhar, o melhor é experimentar ambas.

PS. Pode também, para além das batatas, acompanhar com legumes salteados, por exemplo, cenouras, bróculos, grelos ou nabiças.




Sem comentários:

Enviar um comentário