Receitas, produtos, alimentação, comidas e bebidas. Cozinha mediterrânica - receitas portuguesas, receitas espanholas, receitas do mediterrâneo. Gastronomia regional de Portugal (Alentejo, Algarve, Estremadura, etc.). Receitas do Brasil. Vinhos, sobremesas e outras maravilhas.

analytics

Cavalas recheadas



A cavala é um peixe que se presta a vários preparos, como já demos conta noutras receitas. Desta vez vamos fazer cavalas recheadas para 4 pessoas.

1 kg de cavalas médias ou grandinhas

2 tomates maduros

2 cebolas médias

100 g de pão (pode ser duro)

3 colheres de sopa de azeite

1 colher de sopa de orégãos

25 g de presunto ou bacon (facultativo)


1/2 copo de vinho branco

azeitonas pretas

sal e pimenta

Comece por arranjar as cavalas cortando-lhes as cabeças e retirando as vísceras sem abrir as barrigas. Tempere com um pouco de sal e reserve. Unte um tabuleiro de ir ao forno com um pouco de azeite, corte uma cebola às rodelas e cubra o fundo do tabuleiro com elas.

Pegue na outra cebola e pique-a em pedaços pequenos. Faça o mesmo a um dos tomates. Numa tigela ponha o pão partido em bocados, junte metade do vinho, a cebola e o tomate picados, o presunto em cubos pequenos, metade dos orégãos, o azeite e um pouco de sal e pimenta. Faça uma pasta com estes ingredientes, amasse bem e recheie as barrigas das cavalas com esse produto.

Disponha as cavalas já recheadas no tabuleiro (com cuidado), cubra-as com o tomate que sobrou cortado às rodelas, regue com o restante vinho branco, polvilhe com os orégãos, salpique com duas pedrinhas de sal e decore com as azeitonas. Leve ao forno a 180/200 graus. O tempo de assadura depende do tamanho das cavalas, o melhor é ir controlando. Acompanhe com batatas e legumes cozidos ou com salada.

4 comentários:

  1. Recheadas? Esta é nova para mim mas parece-me interessante. E fumadas, conheces? Os alemães fazem isso nos seus jardins de cerveja.

    ResponderEliminar
  2. [...] deixei a receita de Cavalas escaladas grelhadas, de Cavalas ou sardas cozidas com orégãos e de Cavalas recheadas. Hoje proponho uma receita que é apenas uma pequena variação das cavalas escaladas grelhadas, [...]

    ResponderEliminar
  3. […] Por exemplo, já aqui publiquei a receita de cavalas escaladas grelhadas, mas resultam melhor no verão, quando o peixe está mais gordo. Também já apresentei uma receita de cavalas assadas no forno. Acontece que estas cavalas que tenho não são muito grandes e ficariam demasiado secas assim cozinhadas. O mesmo vale para cavalas recheadas. […]

    ResponderEliminar