Receitas, produtos, alimentação, comidas e bebidas. Cozinha mediterrânica - receitas portuguesas, receitas espanholas, receitas do mediterrâneo. Gastronomia regional de Portugal (Alentejo, Algarve, Estremadura, etc.). Receitas do Brasil. Vinhos, sobremesas e outras maravilhas.

analytics

Pasta, ou Massa, com Pesto




Em Itália existem muitas receitas diferentes de pesto, todas elas boas e saborosas. Esta, que hoje apresento, é à moda de Génova, ou pesto à genovesa, ou, em italiano, pesto alla genovese.

Para 600g de pasta (ou massa)

50g de basílico (manjericão)

0,8 dl de azeite de oliva

2 dentes de alho

50g de pinhões (ou, em substituição, de nozes, amendoa ou outra oleaginosa, sabendo-se que altera ligeiramente o gosto final).

6 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

sal qb.

Tradicionalmente o pesto é moído à mão, num pilão, como eu fiz. No entanto pode usar uma varinha mágica e um copo triturador, sendo que a textura final e o sabor ficam diferentes.

Lave as folhas de basílico em água fria e reserve. Comece por esmagar o alho com algumas pedras de sal e vá acrescentando, pouco a pouco, as folhas de basílico. Quando tiver obtido uma pasta, junte o queijo e continue a mexer. Finalmente, vá acrescentando a azeite pouco a pouco, mexendo até obter uma pasta homogénea.

Esta preparação deve ser feita à temperatura ambiente e deve ser consumido pouco depois, para evitar a oxidação.

Junte à massa que, entretanto cozeu e deixou al dente, envolva bem e sirva. Perfumado e saboroso, não é?

1 comentário:

  1. […] das receitas de Pasta, ou Massa, com Molho de Queijo, Massa Guisada com Carne (à portuguesa), Pasta, ou Massa, com Pesto, Quiche de Legumes ou Crepes (receita […]

    ResponderEliminar