Receitas, produtos, alimentação, comidas e bebidas. Cozinha mediterrânica - receitas portuguesas, receitas espanholas, receitas do mediterrâneo. Gastronomia regional de Portugal (Alentejo, Algarve, Estremadura, etc.). Receitas do Brasil. Vinhos, sobremesas e outras maravilhas.

analytics

Pasta, ou massa, com salmão e natas



A massa, como se dizia, ou a pasta, como hoje se diz também em Portugal, que utilizei para este prato foi tagliatelle, mas podia ter sido macarrão, lacinhos, espirais, cotovelos, etc. Eis a receita para 4 pessoas:

400g de tagliatelle

20g de manteiga

2 dentes de alho

1/2 cálice de cognac, brandy ou whisky

1 pacote de natas

pimenta qb

sal

salsa

Ponha uma panela com água ao lume e, enquanto aguarda que ferva, comece a preparar o molho. Numa frigideira com a manteiga, coloque o alho cortado em lâminas finas e deixe fritar um pouco em lume brando. Acrescente as postas de salmão temperadas com uma pedrinha de sal e cozinhe-as apenas o suficiente para que as possa lascar com um garfo. Retire do lume e desfaça o peixe. Entretanto a água já ferve, tempere com sal e um fio de óleo, e ponha os tagliatelle a cozer, mexendo de quando em quando.

Volte a colocar a frigideira no lume, junte o 1/2 cálice de cognac, mexa, junte as natas e deixe cozinhar mais um minuto para engrossar e evaporar o alcool. Antes de desligar junte duas ou três colheres de sopa de água de cozer a pasta. Desligue e tempere com pimenta acabada de moer.

Escorra os tagliatelle al dente, junte o molho, envolva bem e sirva de imediato. Pode decorar com azeitonas pretas e salsa picada se ninguém objetar. É um dos pratos de sucesso garantido junto das crianças cá de casa.
Receitas relacionadas: Poderá também gostar das receitas de Pasta, ou Massa, com Molho de Queijo, Massa Guisada com Carne (à portuguesa), Pasta, ou Massa, com Pesto, Quiche de Legumes ou Crepes (receita fácil).

4 comentários:

  1. [...] The busiest day of the year was 24 de Novembro with 57 views. The most popular post that day was Pasta, ou massa, com salmão e natas. [...]

    ResponderEliminar
  2. [...] do princípio que a massa (ou pasta) não é um problema, passemos ao molho de queijo e respectiva [...]

    ResponderEliminar
  3. Magnífico!
    Não usei cognac. Usei manjericão seco (o que havia) e pimenta preta. Natas de soja.

    ResponderEliminar
  4. A cozinha também é isso, Maria, Adaptar e "inventar" as receitas ao nosso gosto.

    ResponderEliminar